30 de setembro de 2012

Construções Paris: 07 Opéra Garnier

Dizem que Paris não foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial porque Hitler disse : « Uma cidade que tem um prédio como esse [a Opera Garnier] não pode ser destruída ».
Pois é, a beleza enche os olhos de qualquer pessoa …

Paris - 08/2008: Opera Garnier (vista frontal).

A Ópera é bonita por fora, mas maravilhosa por dentro. Eu já vi muitos prédios, castelos, monumentos, salões, mas o interior da sala de festas da Ópera é o mais bonito que já vi (bom essa é minha opinião).

Em 1860, Napoleão III decide abrir um concurso para construir uma nova ópera em Paris, assim como uma Academia de Música e Dança.
O prefeito Haussman lançou o concurso e para a surpresa de todos, foi Charles Garnier, um novato arquiteto que ganha o privilégio de construir o monumento.
Garnier usou uma arquitetura eclética e diferente de tudo o que foi visto antes (na época).

A construção da ópera durou 15 anos, de 1862 à 1875, e durante esse tempo as fachadas foram cobertas para guardar a surpresa para a inauguração.

 Paris - 07/2012: Lateral do prédio e estatuas, seguradas por canos para mante-las em pé. Essas estatutas cercam todo o prédio.

A obra encontrou vários problemas, como falta de verba (custo inicial estimado de 20 milhões de francos), problemas de solo, etc.

Durante as escavações, eles atingiram o lençol freático, que era muito raso no local (…) e tiveram que dar um jeitinho na fundação para evitar que tudo caísse (colocaram bombas à vapor para expelir água, fizeram piscinão – que existe até hoje e é usado pelos bombeiros). Nessa época nasceu a lenda que abaixo da ópera tinha um lago. Essa lenda foi até parar no famoso livro « O Fantasma da Opera ».

Outro problema da época, que entristecia Garnier, eram os prédios em volta do monumento. Ele dizia que os prédios tampavam seu monumento e que não seria possível admirar toda a beleza da ópera. Haussman, prefeito da época não baixou o braço e mandou Garnier ficar no lugarzinho dele.

  Paris - 07/2012: Teto da Opera visto das Galleries Lafayette. Detalhe para o monte de prédios em volta.

Mas para a felicidade de Garnier, na pré-inauguração feita à Napoleão III, o imperador disse que queria que uma avenida grande e larga entre palácio dele (na então Tuilleries) e a ópera. Como pedido de imperador é uma ordem, Haussman vai construir a então « Avenue de Paris ».

Depois de toda essa história, o Napoleão III acabou não vendo a Ópera nem a avenida. Ele morreu antes do fim das obras em 1879.

A seguir algumas fotos (comentadas) do famoso prédio :

                                Paris - 09/2008: Sub-solo da Opera. Entrada para a compra de bilhetes. 


                             Paris - 09/2008: Estatua no su-solo, logo antes de subir as escadas para o térreo.


 Paris - 09/2008: Escada que sobe para o térreo. Reparem na riqueza de detalhes das paredes e nos lustres ...

                    Paris - 09/2008: Subindo para o térreo. Olhe os detalhes das colunas. Se não me engano, tudo é de marmore.


  Paris - 09/2008: Terreo e escadaria principal que leva aos outros andares. Na ocasião havia muita gente, pois eram as Journées du Patrimoine e todo mundo veio visitar a opera. 


   Paris - 09/2008: Lustre à direita da escadaria principal.

                                            Paris - 09/2009: Lustre à esquerda da escadaria principal.


 Paris - 09/2009: Lustre da direita visto por tras e fachada do primeiro andar. So ai você ja fica perdido, não sabe nem para onde olhar!!


                                         Paris - 09/2008: Primeiro andar visto da escadaria do terreo. Estamos subindo ...


Paris - 09/2009: Andares visto do primeiro andar (das varandinhas mostradas na foto anterior).

 Paris - 09/2008: Biblioteca da opera. Não podemos esquecer que o prédio foi Academia de musica e dança.

 Paris - 09/2009: Maquete do cenario da opera Tristão e Isolda.

  Paris - 09/2008: No primeiro andar antes de entrar no salão de festas (e tomar um susto!).

 Paris - 09/2008: Salão de festas. Indescritivel. Você se pergunta se você merece ver tanto luxo na vida. Você fica cego com tantas coisas reluzindo. Você sai de la achando que é a decoração mais linda que você ja viu. Você sai de la querendo ganhar na loteira para fazer um salão igual.

  Paris - 09/2008: Mais salão porque beleza pouca é bobagem.

  Paris - 09/2008: Balcões e parterre.

  Paris - 09/2008: Grande lustre, meio arte moderna (Chagall, 1964) que ilustra principais balés e operas.

                                              Paris - 09/2008:  A Grande cena, o palco.


23 de setembro de 2012

Journée du Patrimoine - 2012


Final de semana passado foi a Journée du Patrimoine, dia em que prédios públicos e outros abrem suas portas, na Europa inteira, para mostrar um pouco da história e/ou beleza do lugar.

Depois do fiasco do ano passado, quando só fiquei na vontade, pois graças ao mémoire tive que ficar estudando, esse ano tirei a barriga da miséria e revisitei um monte de patrimônio.

Porém não ganhei em número da minha irmã que parecia uma doida visitando tudo quanto era prédio e no final não sabia mais o que era o quê e já estava misturando casa do ministro com ministério …

Esse post será bairrista, pois ao invés de encher os olhos dos leitores com belas imagens de Paris, mostrarei o patrimônio de Versailles que não só vive de castelo.

Hôtel de Ville

Mais um para a categoria Hôtel de Ville, como já falei em post precedente, toda cidade tem o seu e serve para abrigar a administração da cidade.

O imponente prédio foi construído em 1690 e seus jardins chegavam até o parque do castelo. O dono vendeu a propriedade porque o rei tomou parte das terras para construir as Ecuries Royales (local onde os cavalos de guerra do rei eram guardados/treinados).

 Versailles - 07/2012: Hotel de Ville de Versailles visto de lado (foto emprestada do meu pai). No muro que tem a estatua estão escritos os nomes dos mortos pelas guerras.

O Hôtel de Ville passou de mão em mão, uma mais ilustre que a outra (filho do Louis XV, por exemplo) até que em 1790 ele serve de sede para a municipalidade de Versailles.

Em 1899 o prédio estava numa situação tão precária que ao invés de reformá-lo, preferiram demolir tudo e reconstruir novamente identico ao quer fora antes.

Algumas fotos :
 Versailles - 09/2012: Escadaria de entrada do Hôtel de Ville.

Versailles - 09/2012: Salão de festas.

Versailles - 09/2012: Detalhe das pinturas da parede


 Versailles - 09/2012: Detalhe do espelho e lustres


 Versailles - 09/2012: Sala do conselho da cidade.

                                                                     Versailles - 09/2012: Sala de casamentos.

Hôtel du Département et de la Préfecture

Nesse prédio fica o Conselho Geral do Departamento das Yvelines. A administração pública francesa é um pouco diferente da brasileira. As cidades ficam dentro de departementos que ficam dentro de regiões que ficam dentro do país. Cada bloco político tem sua área de intervenção/responsabilidade e um budget específico.

A "Préfecture" que cuida da administração do departamento é responsavel, entre outros pela segurança e ordem publica, coordenar as politicas do governo em nivel local, permitir o exercicio dos direitos e liberdades das coletividades locais, etc.

Esse Hôtel foi construído em 1867 onde antes era o canil real. Na época dos reis, a caça era um esporte nobre e para se caçar, precisava-se ter cachorros. Então o canil real.

                                                Versailles - 09/2012: Hôtel du Département et de la Préfecture.

O interessante da história desse prédio é que ele foi sede do governo na III República (logo depois de Napoleão) durante nove anos, enquanto Paris era ocupada pela Prússia e povo se insurgia.

Algumas fotos :

                                                       Versailles - 09/2012: Pequeno Salão. Reparem no teto.


                           Versailles - 09/2012: Detalhe da quina do teto. Gesso trabalhado com esculturas de caçadores e animais.


                                                                Versailles - 09/2012: Detalhe da lareira e candelabrios.


 Versailles - 09/2012: Salão das aguias. 

 Versailles - 09/2012: Detalhe para o teto pintado por Ernest Gendron que ilustra as quatro horas do dia. A mulher da manhã versa a agua de um vaso, o meio-dia é representado com flores, o entardecer esta com uma ampulheta e à noite é sobre uma nuvem.

               Versailles - 09/2012: Detalhe para a aguia que da o nome ao salão. Existe uma em cada canto da sala.


 Versailles - 09/2012: Sala do Conselho General. A presidência da Republica era dirigida deste local entre 1870 e 1879.


 Versailles - 09/2012: Escritorio do "prefeito". Detalhe para a pintura do quadro que representa o "bassin de Neptune" que fica no jardim de Versailles (reconheceram mãe e pai?).


             Versailles - 09/2012: Detalhe do canto da sala do "prefeito". Um grande "N" de quem mais se não Napoleão ...

16 de setembro de 2012

Espanha - Sevilha - Parte II


Sevilha é uma cidade que não se visita em um dia. Dessa última vez passei 4 dias e vi correndo algumas coisas. Queria ter curtido mais o ambiente festivo e cultural do local.

Aqui vai a continuação do primeiro post !

Giralda e Catedral

A Giralda foi construída entre 1184 e 1196. Era o minarete da mesquita de Sevilha, construída pelos árabes.
Depois da Guerra de Reconquista, a mesquita foi transformada em catedral e a Giralda transformda em torre, tornando-se um símbolo de Sevilha.

Como as pessoas gostam de jogar com as palavras, a Catedral de Sevilha é a maior do mundo em área, lembrando que a Basílica de São Pedro (maior prédio católico do mundo) não é uma catedral … (bref)

Eu gosto da Giralda e sua cor alaranjada e gosto da catedra porque o túmulo de Cristovão Colombo está lá. Só não gosto de pagar para entrar em igreja. A casa de Deus deve estar sempre aberta …
Então, vai a dica : na Espanha, vá visitar igreja de manhã, na hora da missa das 8h, assim você pode apreciar a beleza do prédio e rezar um pouco pela alma !

Só fique esperto para não ser missa de domingo de ramos, pois o bispo pode te segurar por três horas lá dentro !


 Sevilha - 04/2012: Giralda e Catedral vistos da lateral. 

 Sevilha - 04/2012: Interior da Catedral, detalhe para o pé direito do prédio e para os detalhes da nave.


Sevilha - 04/2012: Désolée pela foto borrada. Não consigo de jeito nenhum tirar uma boa foto do tumulo de Colombo ... me pergunto quantas vezes terei que ir à essa catedral para tirar uma foto decente! Espero que dê para ter uma idéia do que é o tumulo do descobridor da América!

Semana Santa em Sevilha

Eu não ia comentar sobre a Semana Santa nesse post, mas já que estou falando de igreja, melhor falar tudo de uma vez.

Quando reservamos a viagem para Sevilha, não entendíamos porque o hotel no domingo estava tão caro. Chegando na cidade e passando pelo ofício de turismo, descobrimos que tem uma mega festa nas cidades do sul da Espanha para comemorar a Semana Santa.

Cada irmandade (acho que uma por igreja) prepara seu carro alegórico religioso, geralmente com Maria e uma cena da paixão de Cristo e desfila com ele(s) da igreja até a Catedral, onde completa o caminho da penitência.

Sevilha - 04/2012: Carro alegorico desfilando na frente da catedral.

Nas ruas próximas à Catedral, eles instalam arquibancadas para os membros da irmandade assitirem as carreatas. Não adianta tentar arranjar um ingresso de última hora. Os lugares são reservados apenas para os membros da irmandada (meu sentimento era de tudo aquilo ser uma grande mafia onde a elite tinha acesso e os probres e turistas não).


                                                     Sevilha - 04/2012: Arquibancadas para o desfile das irmandades.

Os carros são carregados pelos irmãos que se vestem com costumes medievais : gorros pontudos, túnicas, bastões com fogo nas pontas, pés descalços, cordas, etc.

                                                                Sevilha - 04/2012: Irmãos vestidos com chapéus pontudos.

Impressionante mesmo são os carros, com várias velas acesas em cima deles e com esculturas muito bem trabalhadas e cheia de ostentação.


                                                                          Sevilha - 04/2012: Maria com velas.

Para dizer a verdade, é difícil ver alguma coisa com as arquibancadas e a falta de informação. As irmandades saem com os carros quando elas bem entenderem e de acordo com o tempo. Nós ficamos quase um dia inteiro atrás dos carros e não vimos praticamente nada, a não ser pessoas andando de um lado para o outro, dizendo a previsão do tempo a cada 2 minutos para saber se ia chover ou não e se a carreata sairia.

Acho que o melhor plano é entrar na exposição de carros que acontece na véspera em cada uma das igrejas. Assim dá para ver todos os detalhes bem de pertinho e participar do evento cultural lado à lado com os espanhóis.
                                                          Sevilha - 04/2012: Carro de Jesus crucificado.


                                                                 Sevilha - 04/2012: Jesus no burrinho.


                                                                  Sevilha - 04/2012: Maria com velas.


     Sevilha - 04/2012: Manto de Maria, as igrejas competem para quem faz o maior e mais bonito manto. O manto é bordado de ouro.




9 de setembro de 2012

Construções Paris: 06 Hôtel de Ville


Já mencionei em algum post por aí que eu, na minha ingenuidade (para não dizer burrice), achava que « Hôtel de Ville » era um hotel chique da cidade. Mas não, « Hôtel de Ville » é onde fica o maire, administrador da cidade.

Desde 1357 que o lugar onde está o atual Hôtel de Ville é centro da vida política de Paris. O primeiro prédio data dessa época. Um palácio mais suntuoso foi construído entre 1533 e 1628. Mas este virou em cinzas depois de um incêndio em 1871.

O atual prédio foi construído entre 1874 et 1882. A fachada principal expõe imagens de várias personalidades parisienses, como cientistas, artistas, políticos e industriais. Molière, Voltaire, Delacroix, Le Nôtre, Lavoisier, Decamps, por exemplo, têm a estátua deles talhadas na pedra.

Eu nunca parei para identificar ninguém, na verdade nem sabia que eram essas as pessoinhas escultadas …

Como as Journées du Patrimoine se aproximam (final de semana do 15/16 setembro), eu aconselho visitar o interior do prédio que tem salas maravilhosas.

Para quem não puder visitar, aqui vão algumas fotos.

Paris 12/2010 : Hôtel de Ville sob a neve.

                                                               Paris 06/2009 : Hôtel de Ville comemorando Rolland Garros. 

  Paris 06/2009 : Não podia falar não falar do Bureau d'Hôtel de Ville - loja de departamentos francesa.

      Paris 09/2009 : Uma das salas de recepção do Hôtel de Ville. O interior é muito impressionante e bem decorado.


                                                                  Paris 09/2009 : Detalhe do teto da sala de recepção.

                                                                   Paris 09/2009 : Janelas e parede decorada.


                                         Paris 09/2009 :  Mais uma sala, detalhe para o teto de madeira trabalhado.


                           Paris 09/2009 :  Mais uma sala, detalhe para estatuas, lustre, teto e chão. Tudo é lindo!!!


Paris 09/2009 : Detalhe da pintura central do teto. Não sei porquê, mas me lembro de "Vidas Secas" olhando para essa pintura ...

Paris 09/2009 : Salão de festa maravilhoso. O teto é de uma riqueza impar e não é à toa que ninguém tirava os olhos dele ...


Paris 09/2009 : Liberdade.

                                                                                      Paris 09/2009 : Igualdade.

                                                                                     Paris 09/2009 : Fraternidade.


                                          Paris 09/2009 : Onde eles votam os assuntos da municipalidade de Paris.


 Paris 09/2009 :  Escritorio do maire.


Paris 01/2009: Hôtel de Ville visto da ponte que liga Notre-Dame à Saint Louis. No final de um dia de inverno.

Paris 01/2009: Hôtel de Ville visto de lateral, entre Île de la Cité e terra firme.