23 de setembro de 2010

Clermont-Ferrand

Esse final de semana fui passear na região central da França, visitei Clermond Ferrand, também conhecida como a cidade dos vulcões.
Apesar de estar localizada no centro da França, a cidade esta perdida no meio do nada e a unica coisa que a torna movimentada é a fabrica de pneus da Michelin que esta instalada na cidade.
Voltando aos vulcões ... antigamente, bem antigamente, hà 12000 anos, a região tinha varios vulcões em atividade e um deles, o maior e mais conhecido é o Puy de Dome. Hoje todos estão extintos.

Puy de Dome 07/2003 - Vista da base do vulcão.

 Eu gostaria de ter escalado o Puy de Dome, mas fora do verão, não tem transporte que chegue até o pé do vulcão ... quem sabe uma proxima vez ...

A cidade de Clermond é simpatica, o centro é movimentado e o destaque do local é a catedral construida à partir de 1248 com pedras de lava. Isso explica a cor preta dela!

Clermont-Ferrand 09/2010 : Catedral Notre Dame D'Assumption.

 Clermont-Ferrand 09/2010 : Catedral Notre Dame D'Assumption - Altar.

 Como era a journée du patrimoine (data em que varios prédios publicos abrem as portas para os cidadãos visitarem – ainda farei um post sobre isso), nos subimos até a torre da catedral para apreciar a vista do Puy de Dome e da cidade.

Clermont-Ferrand 09/2010 : Torres da Catedral e Puy de Dome ao fundo.

 Clermont-Ferrand 09/2010 : Mais Puy de Dome ...

 Clermont-Ferrand 09/2010 : Vista de outro vulcão, reparem no topo concavo!

 
  Clermont-Ferrand 09/2010 : Vista da cidade, cercada de montes.

Outros destaques da cidade:

  Clermont-Ferrand 09/2010 : Rua da Catedral et Puy de Dome!!

  Clermont-Ferrand 09/2010 : Estatua Vercingetorix et Puy de Dome ao fundo!!

Fazendo um parênteses historico, Vercingétorix era um gaulês que ficou famoso na historia da França por lutar contra a ocupação Romana. No final ele acabou sendo capturado por Julio César e foi levado para Roma para ser executado. Apesar de tudo, ele é uma figura importante na historia de Clermont-Ferrand.
A estatua dele fica na Praça de Jaude, onde a população geralmente se reune para ver os jogos de rugby e para torcer para o time de Clermont que foi esse ano campeão de rubgy, depois de muitos anos (vou tentar conseguir uma foto depois com o correspondente de Clermont ...).

  Clermont-Ferrand 09/2010 : Praça com fonte.

  Clermont-Ferrand 09/2010 : Vista do parque, ao fundo a catedral.

  Clermont-Ferrand 09/2010 : Centro da cidade, casas feitas com pedra da lava.

  Clermont-Ferrand 09/2010 : Concerto ao ar livre - journées du patrimoine.

 Conforme mencionado acima, o que sustenta a cidade de Clermont é a fabrica da Michelin. Como nos tinhamos entradas gratuitas para o museu da Michelin, fomos ver como eram feitos os pneus. O museu não vale muito a pena pelo preço ( 8 euros, o mesmo que uma entrada no Louvre, mas com milhares de coisas a menos para ver!!), mas como era de graça ...

  Clermont-Ferrand 09/2010 : Entrada do museu da Michelin.

O pneu da foto é o maior ja fabricado na area de construção civil, segundo a Michelin. Como não podia tirar foto no museu, a unica que eu tenho é ela e uma que tirei escondido do mascote: o bibendum.

 Clermont-Ferrand 09/2010 : Bibendum mascote da Michelin.

7 de setembro de 2010

Greve

Além de ser conhecida pelos seus queijos, vinhos e pessoas que não tomam banho (o que não é 100% verdade), a França também é conhecida pelas greves.
Desde que vim para ca, nunca vi gente reclamar tanto. E todo ano, depois das férias de verão, sagradas para a maioria dos franceses, tem sempre uma grevezinha.

Em 2007, quase na mesma época, os sindicatos sairam às ruas para reclamar da reforma dos regimes especiais. Algumas categorias profissionais têm privilégios em termo de cotização de aponsentadoria e gratificações de trabalho. Por exemplo, empregados da companhia de transporte, professores, funcionarios publicos em geral.
Essa greve durou varios dias e eu me lembro de ter que fazer muitos trajetos a pé ...

Esse ano não poderia ser diferente. Hoje, a greve foi por causa da reforma da aposentadoria. Na França, as pessoas têm que trabalhar até 60 anos. Como os custos para manter os aponsentados esta crescendo, dado que a população so envelhece, o governo quer aumentar a idade de aposentadoria para 62 anos.
Essa reforma não é validada para os funcionarios dos regimes especiais, que cotizam 37 anos aos invés de 40 anos. Porém, advinhe quem fez a greve? Os mesmos de sempre ... transportes, professores e funcionarios publicos e sindicatos ...

Felizmente, graças a uma lei, um serviço publico minimo tem que ser garantido, então as pessoas que realmente serão impactadas pela reforma puderam trabalhar, apesar dos apertos nos poucos trens que circularam durante o dia.

 Versailles 09/10: Gare de Versailles meia hora antes do trem chegar.