Apesar de estar localizada no centro da França, a cidade esta perdida no meio do nada e a unica coisa que a torna movimentada é a fabrica de pneus da Michelin que esta instalada na cidade.
Voltando aos vulcões ... antigamente, bem antigamente, hà 12000 anos, a região tinha varios vulcões em atividade e um deles, o maior e mais conhecido é o Puy de Dome. Hoje todos estão extintos.
Puy de Dome 07/2003 - Vista da base do vulcão.
Eu gostaria de ter escalado o Puy de Dome, mas fora do verão, não tem transporte que chegue até o pé do vulcão ... quem sabe uma proxima vez ...
A cidade de Clermond é simpatica, o centro é movimentado e o destaque do local é a catedral construida à partir de 1248 com pedras de lava. Isso explica a cor preta dela!
Clermont-Ferrand 09/2010 : Catedral Notre Dame D'Assumption.
Clermont-Ferrand 09/2010 : Catedral Notre Dame D'Assumption - Altar.
Como era a journée du patrimoine (data em que varios prédios publicos abrem as portas para os cidadãos visitarem – ainda farei um post sobre isso), nos subimos até a torre da catedral para apreciar a vista do Puy de Dome e da cidade.
Clermont-Ferrand 09/2010 : Torres da Catedral e Puy de Dome ao fundo.
Clermont-Ferrand 09/2010 : Mais Puy de Dome ...
Clermont-Ferrand 09/2010 : Vista de outro vulcão, reparem no topo concavo!
Clermont-Ferrand 09/2010 : Vista da cidade, cercada de montes.
Outros destaques da cidade:
Clermont-Ferrand 09/2010 : Rua da Catedral et Puy de Dome!!
Clermont-Ferrand 09/2010 : Estatua Vercingetorix et Puy de Dome ao fundo!!
Fazendo um parênteses historico, Vercingétorix era um gaulês que ficou famoso na historia da França por lutar contra a ocupação Romana. No final ele acabou sendo capturado por Julio César e foi levado para Roma para ser executado. Apesar de tudo, ele é uma figura importante na historia de Clermont-Ferrand.
A estatua dele fica na Praça de Jaude, onde a população geralmente se reune para ver os jogos de rugby e para torcer para o time de Clermont que foi esse ano campeão de rubgy, depois de muitos anos (vou tentar conseguir uma foto depois com o correspondente de Clermont ...).
Clermont-Ferrand 09/2010 : Praça com fonte.
Clermont-Ferrand 09/2010 : Vista do parque, ao fundo a catedral.
Clermont-Ferrand 09/2010 : Centro da cidade, casas feitas com pedra da lava.
Clermont-Ferrand 09/2010 : Concerto ao ar livre - journées du patrimoine.
Conforme mencionado acima, o que sustenta a cidade de Clermont é a fabrica da Michelin. Como nos tinhamos entradas gratuitas para o museu da Michelin, fomos ver como eram feitos os pneus. O museu não vale muito a pena pelo preço ( 8 euros, o mesmo que uma entrada no Louvre, mas com milhares de coisas a menos para ver!!), mas como era de graça ...
Clermont-Ferrand 09/2010 : Entrada do museu da Michelin.
O pneu da foto é o maior ja fabricado na area de construção civil, segundo a Michelin. Como não podia tirar foto no museu, a unica que eu tenho é ela e uma que tirei escondido do mascote: o bibendum.
Clermont-Ferrand 09/2010 : Bibendum mascote da Michelin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário