O quarto país do « projeto 25 » é a Grécia, terra dos deuses, filósofos et matemáticos. Quando decidi ir para lá fiquei contente de saber que pisaria no mesmo solo que Atenas, Edipo, Sófocles, Aristotes ,Platão, Pitagoras (a soma dos quadrados dos lados é igual ao quadrado da hipotenusa, uuuuhhhh) e que muitos outros outrora pisaram.
Mapa da Grécia: Atenas e Santorini em destaque. Fonte: http://maps.google.fr/.
Não vou me estender sobre a história grega, pois ela é tão vasta que eu não contaria nada melhor do que os muitos livros de história. Também tem a wikipedia para quem quiser informações mais concisas e rápidas ...
Nessa viagem visitei apenas Atenas, a capital do país, e Santorini, uma das ilhas gregas que faz parte das Cyclades (é muito caro ir para la' no verão ... então so' fiz o que eu achava importante mesmo).
O principal monumento turístico de Atenas é a Acrópolis, centro religioso da antiga cidade et região que engloba vários monumentos como o Parthenon, o templo de Athena Niké, o Erechthéion, os teatros e outros templos secundários.
Atenas - 08/2011: Acro'polis vista do Aeropagus.
Atenas - 08/2011: Acro'polis vista do Aeropagus. Iluminada à noite.
A construção mais importante e imponente é sem dúvida o Parthénon, templo destinado à deusa e patrona da cidade, Atena Parthénos (virgem em grego). O templo começou a ser construído em 447 A.C. A estrutura foi erguida em 9 anos e a decoração acabou em 432 A.C.
Atenas - 08/2011: Parthenon, vista traseira.
Não preciso nem dizer que fiquei super emocionada de pisar em solo tão antigo, de pensar que o começo do que é hoje a civilização ocidental começou nessa terra, que a matemática começou engrenar ali, com aquele povo, sem contar a filosofia, a democracia e outros ias ...
Claro que durante a viagem não podia faltar uma americana sem graça para estragar a alegria da galera com um comentário infeliz. A garota, de uns 16, 17 anos estava brigando com a mãe dela: “... o que a gente veio fazer aqui ver esse monte de pedras com metais?”
Minha vontade era de responder que ela não valia o ar que respirava, tantas pessoas queriam estar no lugar dela para apreciar tamanha grandeza, independentement do estado da obra.
Bref, tem gente que não merece o que tem mesmo.
Bom, voltando ao principal (e já sinto que o post vai ficar novamente enorme ...), nas partes triangulares do templo (para ter uma idéia exata das imagens é necessário ir ao museu da Acrópolis, lá eles têm réplicas das estátuas, no Parthenon não dá para ver quase nada) mostra-se o nascimento de Atenas e o duelo entre ela e Posseidon pela conquista da cidade.
Atenas - 08/2011: Parthenon, detalhe da parte triangular (o que sobrou) e das laterais sob o triângulo.
A história desse duelo é bem legal. Os dois deuses batalharam entre eles e no final cada um tinha que oferecer uma oferenda à cidade. Atenas dá aos gregos uma “Oliveira” e Poisseidon propõem de fazer correr água do mar do alto da Acrópolis.
O povo escolhe a oliveira e por isso que a árvore é um símbolo grego e está presente em todo o país. Imagino como seria a Acrópolis hoje se um “rio de mar” descesse por ela ...
Nas laterais do templo e abaixo da parte triangular, há esculturas que contam diferentes guerras gregas como a batalha de Tróia, das Amazonas, dos Centáuros, a batalha dos gigantes, etc.
Na parte interior ao templo havia mais esculturas (todas em relevo mesmo) contando a história da procissão “Panathenaic”, realizada todos os anos em homenagem à Atena e onde os gregos levavam oferendas à deusa e patrona da cidade.
Todas essas histórias são contadas no museu da Acrópolis. As réplicas também estão disponiveis lá.
Algumas partes dos originais estão no British Museum (espanto para quem não sabia?! a explicação esta' mais abaixo ...).
Londres - 12/2009: British Museum, laterais e triângulo do Parthenon.
Londres - 12/2009: British Museum, detalhe do relevo de uma das esculturas laterais do Parthenon.
Londres - 12/2009: British Museum, esculturas laterais do Parthenon.
Ao mesmo tempo que eu estava contente em conhecer esse pedaço da civilização, eu fiquei trsite de ver que muita coisa foi destruída, roubada ou não preservada por causa da ignorância das pessoas ao longo dos anos.
Guerras contra os persas, macedônios, “intra gregos” destruíram o templo num primeiro momento. Depois com a expansão do catolicismo e abolição de vários deuses, não preciso nem dizer o que virou do templo ... Até uma torre de igreja já esteve no alto do Parthénon.
E mais, na época da invasão turca houve mais desctruição e o ex-templo, antes igreja, agora vira mesquita com direito a minarete (não sei se esse é o nome em português, desculpem).
Para completar a miséria, por volta de 1800 e pouco, parece que um governante grego “vendeu” a preço de banana muitas partes do Parthenon para a Inglaterra. Eles falam que foi a preço de banana para não dizer que foi roubado ...
Para quem tiver paciência, no youtube tem um vi'deo (igual ao que passam no museu da Acro'polis) que conta o que aconteceu com o Parthénon ao longo dos séculos. Eu gostei, da' para imaginar como era (cores, grandiosidade, esculturas, etc).
Conclusão, o templo agora tem meia dúzia de colunas e uma pequena parte da estrutura lateral do prédio. Esculturas, quase nada. Mas ainda assim é impressionante. Eu viajei no tempo quando estive lá, me senti quase a Hélena de Tróia (claro que só não era ela porque a beleza não permite!).
Outro templo presente na Acrópolis é o chamado Erectheion. Ele foi construído para venerar Atena e Posseidon en 420 AC. Diz a lenda que o buraco no solo do templo corresponde ao lugar onde Posseidon fez jazer a água do mar.
Atenas - 08/2011: Erechteion, templo dedicado à Atena (deusa da vito'ria, guerra, sabedoria, etc) et Posseidon (deus das a'guas)
Atenas - 08/2011: Erechteion, detalhe das colunas que inspiraram a arquitertura grega.
O que eu mais gostei nesse templo foram as colunas. Num dos lados á uma espécie de terraço onde são as ninféias que estão segurando o teto.
Nas encostas da Acrópolis há dois teatros gregos. Um foi construído por Heródes (não o mesmo da bíblia) em homenagem à sua esposa. Chama-se Odeon, que significa pequeno em grego. Ele é novinho, foi construído em 161 DC.
Atenas - 08/2011: Teatro Odeon.
O outro teatro mais velho e que marcou a época das comédias gregas (as das máscaras), Teatro de Dionísios, foi construído no século V AC.
Dionísios é o deus do vinho, vegetação, dança, festa, o baladeiro ... também conhecido pelo nome romano Bacos.
Segundo os gregos, esse teatro é o mais antigo da Grécia. Nele foram interpretadas as obras de Sófocles, Eurípedes, etc.
Atenas - 08/2011: Teatro de Dionisios - berço da comédia grega. Vista do Parthenon.
Nas primeiras filas da platéia, ficavam as cadeiras das personalidades da época, os nomes delas eram até gravados nos assentos. Eu achei o teatro muito impressionante, sobretudo o tamanho da arquibancada, parece que ela podia acolher até 17000 pessoas.
Atenas - 08/2011: Teatro de Dionisios.
Atenas - 08/2011: Teatro de Dionisios - detalhe cadeiras nominais.
Além da Acrópolis, a “Agora” é outro lugar a ser visitado. A Agora era o centro da vida grega pública. Nesse sítio havia prédios religiosos, políticos, comercial, cultural :
Atenas - 08/2011: Agora.
- templo d’Héphaisteion (irmão da Atena), construído en 449 AC. Esse templo é o que está mais inteiro quando visto de longe, pois de perto dá para perceber que os gregos têm outra prioridade além de conservar monumentos ...
Atenas - 08/2011: Templo de Héphaisteion (irmão da deusa Atena).
- Stoa de Zeus (onde emitiam atestados de óbito) e Boulvetérion (onde ficava o conselho dos 500 – isso me faz lembrar tanto das aulas de história!!)
Atenas - 08/2011: Stoa de Zeus e Boulvetérion.
Atenas - 08/2011: Stoa de Zeus e Boulvetérion.
- Stoa de Attale, foi reconstruído identico ao que era antes e antes era um centro cultural onde artesãos vinhas apresentar suas obras ou simplemente trabalhar.
Atenas - 08/2011: Stoa de Attale - antigo centro comercial e cultural.
- Templo de Ares : ali perto (10m) ficava o templo dos 12 deuses que marcava o ponto zero da Grécia (criado em 522 AC).
Atenas - 08/2011: Templo de Ares.
O que mais me impressionou foi de pensar que ali, naquele terreno, nasceu toda a base da democracia que é adotada hoje por vários países. Ali as votações e julgamentos eram realizados.
Dentro da Agora fizeram um museu com peças bem interessantes (dentro da Stoa de Attele). Algumas delas são detalhadas nas fotos abaixo.
- sistema de pesos
Atenas - 08/2011: Museu Stoa de Attele - sistema de pesos usado na época (~500 AC).
- ostracismo (lembro de novo do meu professor de história do colégio)!
O ostracismo era uma punição poli'tica que servia para banir da cidade, por dez anos, um poli'tico julgado como não correto pela Assembléia ateniense.
Cada poli'tico votava na pessoa que deveria ser banida, escrevendo o nome dela numa pedra com formado de ostra (por isso o nome ostracismo!).
Quem tivesse mais vezes o nome escrito, cai'a fora da cidade, deixando seus bens para tra's.
Imagine se isso entrasse em vigor no Brasil ... quanta gente não seria exilada, hein?!
Atenas - 08/2011: Museu Stoa de Attele - sistema de votação do ostracismo (criado ~510 AC).
- kleroteria: objeto usado para escolher o juri de um tribunal ao azar. Nos buracos horizontais eles colocavam placas e à esquerda do objeto havia colunas por onde circulavam bolinhas. De acordo com a retirada das placas, as bolas de cores diferentes se liberavam e diziam se um cidadão era escolhido ou não para ser jurado.
- vasos
Olympieion, outro templo importante em Atenas e dedicado à Zeus (o deus dos deuses). Esse templo é um dos santuários mais antigos de Atenas e data de 515 AC. O templo é simplesmente gigantesto ... dá vontade de chorar só de imaginar como deveria ser magnifico e tudo branquinho (ou rosinha) por causa do mármore.
Dentro dele tinha a estátua de Zeus (em ouro e marfim) também grande.
Atenas - 08/2011: Olympeion, também conhecido como Templo de Zeus. Vista do Parthenon.
Atenas - 08/2011: Olympeion - detalhe das colunas gigantescas. A gente fica pequeno perto delas!
A sede do parlamento grago também é um dos pontos turísticos de Atenas, ele fica na famosa praça Sintagma. Eu não sou muito fã de trocas de guarda, mas fui lá para ver os soldados (evzones) na estranha roupa deles. Segundo eles as roupas respeitam as trajes antigos.
Atenas - 08/2011: Parlamento grego - praça Sintagma.
Atenas - 08/2011: Parlamento grego - detalhe soldado grego e sapato engraçado!
Atenas - 08/2011: Parlamento grego - troca da guarda + tu'mulo do soldado desconhecido.
Como em todo país, na frente do parlamento tem o túmulo do soldado desconhecido. Esse túmulo é muito mais antigo que aquele de Moscou, o de Paris, etc, ele está ali desde a época da Grécia antiga.
Outros monumentos (ja' esta' acabado ...):
- torre de ventos e relógio d’água.
- universidade: prédio muito bonito e ainda tem a Minerva (Atena) no teto - precisava de uma dessas na Poli para proteger os engenheiros ; )
- areopagus (onde o apo'stolo São Paulo chegou a pregar a palavra de Deus ...)
- primeiro estado olímpico da era moderna (1896)
- Plaka : bairro grego antigo com va'rios restaurantes pega turista. Vale à pena pela ambiance e pela comida mais barata que na França.
Os garçons também eram muito simpa'ticos. Na verdade eles sabem fazer nego'cio. A galera sabia até falar português com sotaque brasileiro!! Muito agrada'veis (talvez eu esteja mal acostumada com os "gentis" franceses).
- prisão de So'focles: dizem que ele ficou preso nesse lugar ...
No geral eu gostei de Atenas, achei impressionante o Parthenon ... muita histo'ria rolou por ali.
Fiquei decepcionada pela falta de cuidado (ok, os gregos estão pobres agora, mas onde foi que eles enfiaram todo o dinheiro que emprestaram durantes os pro'speros anos na UE?) e também porque não vi a vida grega de verdade. Tudo era muito turi'stico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário