12 de outubro de 2013

Padova: a surpreendente

… da série Férias de verão Agosto 2012

Pádua era apenas uma destinação de descanso entre Ljubljana e o Lago di Como. Porém, revelou-se a surpresa da viagem pela sua história (a cidade mais antiga do norte da Itália) e arquitetura.

Nesse post não vou mencionar aspectos históricos, vou apenas contar minhas impressões dessa cidade que me cativou a cada hora que passei lá.

Quem estiver de passagem por Veneza, dê uma esticada em Pádua que vale realmente à pena.

Pesquisando sobre a cidade, vi que havia uma capela a ser visitada. A capela Scrovegni fora toda pintada por Gioto, no século XIV a pedido do rico Erico Scrovegni. A obra terminou em 1305.


Eu nunca tinha ouvido falar sobre Gioto (vivendo e aprendendo), mas fiquei curiosa com o esquema de precaução da visita à capela. Geralmente eles deixam entrar apenas 15 pessoas, por quinze minutos e a cada meia hora dentro da capela. Antes de entrar no local, as pessoas vêem um vídeo de quinze minutos numa sala climatizada.

A visita é simplesmente impressionante. As pinturas são antigas, mas estão muito bem conservadas. Gioto foi o mestre dos pintores italianos mais conhecidos: Michelângelo, Rafael, Murilo. Ele foi o primeiro a interpretar a bíblia e pintar cenas do ultimo julgamento e principalmente a imagem do diabo (ele foi a primeira pessoa a interpretar a cena do julgamento final que serviu de idéia para muitos outros artistas).


As pinturas contam a história de Jesus, desde Joaquim e Ana, até a morte de Jesus. Além das passagens bíblicas, o pintor retrata os pecados capitais e as virtudes. Acho que na época era comum relembrar os pecados capitais, pois já vi umas três capelas dessa época que retratavam basicamente o mesmo assunto.

Peguei algumas fotos da internet para ilustrar o mínimo a capela, la dentro não é permitido tirar fotos, por razões de conservação. Fazendo uma pesquisa básica de Giotto e capela Scrovegni, é fácil achar muito mais.

Cena do inferno segundo o ultimo jugamento - detalhe para o monstro comedor de pecadores ... Fonte: Wikipedia.

Depois de ter ficado maravilhada com essa obra rara da humanidade, seguimos nosso passeio pelas arcadas de Pádua à procura de sorvete e de mais monumentos.

Padua - 08/2012: Uma das mil arcadas da cidade de Padua. Se chover você dificilmente se molhara.

                                            Padua - 08/2012: Torre e relogio astronômico da Piazza Capitaniato.

Padua - 08/2012: Outra extremidade da Piazza Capitaniato.

Acabamos passando por acaso pela universidade onde Copérnico estudou e Galileu deu aula (muita emoção!!!). A universidade de Pádua é a segunda criada na Itália (1222), mas foi a mais importante da época.

Padua - 08/2012: Palazzo Bo, um dos prédios da Universidade de Padua, onde estudou Copérnico e lecionou Galileu. A cadeira de astronômia era uma das mais fortes da época e influnênciou a arte na cidade.

Outro monumento que nos impressionou foi o gigantesco Palazzo della Ragione, um dos símbolos da cidade, antiga sede do governo. Ele também foi pintado por Giotto.  O interior do palácio é decorado com imagens do ciclo astronômico que mistura os signos do zodíaco com símbolos cristãos. Esses dois conceitos são apresentados de forma muito interessante.

Simplesmente monumental.

                                              Padua - 08/2012: Piazza della Fruta e Palazzio della Regione à direita.

                                 Padua - 08/2012: Uma das fachadas do Palazzio della Regione, antiga sede do governo.

        Padua - 08/2012: Interior do palacio com teto de madeira e paredes pintadas. Cavalo de madeira eo fundo (1466).

                     Padua - 08/2012: Detalhe das pinturas com imagens que misturam conceitos astronômicos e religiosos.

                    Padua - 08/2012: Detalhe das pinturas com imagens que misturam conceitos astronômicos e religiosos.

Ficamos apenas um dia em Pádua, mas várias coisas interessantes. Depois de visitar o palácio seguimos para a praça « Prato della Valle », uma das maiores praças abertas da Europa.  Essa praça tem forma elíptica e seu interior é cercado por duas elipses com estátuas. Um lugar tranquilo e agradável para descansar, ler um livro e tomar um sorvete no final do dia !

                    Padua - 08/2012: Prato della Valle com suas inumeras estatuas e laguinho entre as duas elipses.

                                               Padua - 08/2012: Detalhe de um escultor talhando um busto.

                            Padua - 08/2012: Mais estatuas e a grama, para justificar o nome da praça (prato = grama).

De lá seguimos para a Basílica de Santo Antônio, onde está o corpo do santo. A basílica foi construída logo após a morte de Santo Antônio em 1231. Ela é toda decorada por lindos afrescos de Giotto e é um templo de peregrinação dos fiéis.  Foi emocionante entrar na igreja e ver tantas pessoas rezando, pedindo graças e agradecendo os milagres.

                                           Padua - 08/2012: Basilica de Santo Antônio - emocionante a visita.

O dia termina com uma boa macarronada ao molho de rabanete, vitelo à milaneza e um ultimo passeio pela cidade das arcadas.

                                                 Padua - 08/2012: Mais arcadas, no melhor estilo italiano.

Próxima parada será o magnífico Lago di Como.

Nenhum comentário: