20 de julho de 2010

Limoges - Julho 2010

Esse final de semana tive um casamento perto de Limoges e aproveitei para visitar a cidade.
Limoges é a capital do Limousin, uma região francêsa que fica no centroeste da França.

A cidade é conhecida pela fabricação de porcelana. Quando a porcelana chegou à Europa com Marco Polo (pela rota da seda), os europeus não conseguiram reproduzir o material porque eles não haviam encontrado o kaolin (amigos quimicos, me ajudem, não lembro como escreve kaolin em português).

 Limoges 07/2010 - Exposição sobre a porcelana. Mapa com regiões produtoras.

Foi so em 1767 que descobriram o material na região de Limoges e em 1769 o rei Luis XV decidiu comprar toda a reserva de kaolin e instalar toda a fabricação de faience (nome que eles dão à “porcelana” sem kaolin) e de porcelana na cidade.

Além de fabricas de porcelana a cidade também tem alguns monumentos. Uma parte da cidade conservou a arquitetura da época medieval, era a região da corporativa dos bouchers (açougueiros).

 Limoges 07/2010 - Bairro dos açougueiros.

 Limoges 07/2010 - Bairro dos açougueiros.

A pequena capela do Santo Aurélio, patrono dos açougueiros faz parte do bairro e foi construida em 1475, antes mesmo do descobrimento do Brasil!! Ela guardava as reliquias do santo até serem transferidas para outra igreja.

 Limoges 07/2010 - Pracinha do bairro medieval.

 Limoges 07/2010 - Igreja Santo Aurélio, o patrono dos açougueiros.

Em Limoges sempre houve uma participação religiosa muito importante. Além do Santo Aurélio, a cidade também guarda as reliquias do Santo Martial (não sei exatamente o que ele fez), tem varias igrejas, catedral, etc. A cidade acolheu varios penitentes de varias facções da igreja como beneditinos, jesuitas, etc.
Limoges também faz parte da rota de Compostela. Seguem algumas fotos abaixo:

 Limoges 07/2010 - Ponte Saint Etiennne - parte da rota de São João de Compostela.


 Limoges 07/2010 - Catedral Saint Etiennne - vista do jardim do bispo.

A cidade também possui uma estação de trem que é considerada como a mais bonita da Europa. Particularmente eu não acho ela a mais formosa ... tenho tantas fotos de estação de trem que poderei fazer um post e verem o que vocês acham!!

  Limoges 07/2010 - Gare des Bennedictins - considerada a mais bela da Europa.







Nenhum comentário: