7 de setembro de 2010

Greve

Além de ser conhecida pelos seus queijos, vinhos e pessoas que não tomam banho (o que não é 100% verdade), a França também é conhecida pelas greves.
Desde que vim para ca, nunca vi gente reclamar tanto. E todo ano, depois das férias de verão, sagradas para a maioria dos franceses, tem sempre uma grevezinha.

Em 2007, quase na mesma época, os sindicatos sairam às ruas para reclamar da reforma dos regimes especiais. Algumas categorias profissionais têm privilégios em termo de cotização de aponsentadoria e gratificações de trabalho. Por exemplo, empregados da companhia de transporte, professores, funcionarios publicos em geral.
Essa greve durou varios dias e eu me lembro de ter que fazer muitos trajetos a pé ...

Esse ano não poderia ser diferente. Hoje, a greve foi por causa da reforma da aposentadoria. Na França, as pessoas têm que trabalhar até 60 anos. Como os custos para manter os aponsentados esta crescendo, dado que a população so envelhece, o governo quer aumentar a idade de aposentadoria para 62 anos.
Essa reforma não é validada para os funcionarios dos regimes especiais, que cotizam 37 anos aos invés de 40 anos. Porém, advinhe quem fez a greve? Os mesmos de sempre ... transportes, professores e funcionarios publicos e sindicatos ...

Felizmente, graças a uma lei, um serviço publico minimo tem que ser garantido, então as pessoas que realmente serão impactadas pela reforma puderam trabalhar, apesar dos apertos nos poucos trens que circularam durante o dia.

 Versailles 09/10: Gare de Versailles meia hora antes do trem chegar.

Nenhum comentário: