21 de dezembro de 2011

Desbravando as redondezas I - Dampierre


Dampierre en Yvelines

Num dos finais de semana passados, resolvemos desbravar a região das Yvelines, onde fica a celébre cidade de Versailles.

Escolhemos Dampierre porque a cidade tem um château (mansão/castelo/casa de rico), construído em 1675 a 1683, pelo duque de Chevreuse, genro de Colbert (o legal é que aqui na França, todo mundo é parente de alguém famoso da história*!) e que não foi destruído e depenado durante a Revolução. Ele é conhecido por ter abrigado Luís XIV enquanto o Château de Versailles não estava pronto, o que contribui para sua importancia.

Para variar, o castelo esteja fechado e não pudemos visitá-lo. Na verdade ele só abre durante o verão.

 11/2011 - Dampierre en Yvelines: Castelo de Dampierre.

Então demos uma volta na cidadezinha, mas nada de mais. A igreja do local é bonitinha, com estilo bem de campagne (campo) francesa.

  11/2011 - Dampierre en Yvelines: Igreja no fim do dia.

Voilà um passeio rápido para descobrir uma parte mais calma da região Ile de France, que não é apenas representada por Paris. A gente anda 25 km fora da “Cidade Luz” e já tem vaquinhas, florestas e plantações. Vraiment dépaysant! (não tenho uma tradução exata para a palavra dépaysant, mas quer dizer algo que te faz "mudar de ares").

11/2011 - Entre Versailles et Dampierre en Yvelines: Ciclista no meio da campagne.

11/2011 - Entre Versailles et Dampierre en Yvelines: Estrada no meio da florestinha iluminada pelo pôr-do-sol.
 
11/2011 - Entre Versailles et Dampierre en Yvelines: Estrada e a'rvores sem folhas (eh inverno chegou!).

11/2011 - Entre Versailles et Dampierre en Yvelines: Vaquinhas bem ao longe pastando.
 
* Para quem não lembra mais das aulas “legais” de história, Colbert foi uma espécie de “Ministro das Finanças” do Luís XIV. Foi ele o precursor do colbertismo, uma política econômica de estado intervencionista que contribuiu ao desenvolvimento do comércio e da indústria franceses.

Nenhum comentário: