14 de fevereiro de 2012

Acabou ...

Há alguns meses (dia 24/11/11 para ser mais precisa) eu entreguei meu mémoire (TCC, TFE, MDT, PQP ...), a ultima coisa que faltava para eu terminar os dois anos intermináveis de mestrado em mercado financeiro.

Eu me segurei para não fazer festa, pois o resultado final só deveria sair em janeiro. Embora eu estivesse confiante com o resultado, só acredito vendo (sou assim como São Tomé, ver para crer).

Eis que o resultado saiu e para minha alegria, fui aprovada!! Dia 07/02 foi minha remise de diplômes (colação de grau) e estou muito feliz por terminado esse mestrado.

Antes de falar da remise e mostrar algumas fotos (não é para ser metida, mas o blog é quase um diário para mim e eu gostaria de guardar essa recodação de alguma forma), para virar essa página da minha história, um balanço sobre esse dois anos de mestrado é necessário. Voilà:

- me senti feliz quando voltei a estudar, ter recreio e conversar com coleguinhas;
- descobri que fazia tempo que eu não me interessava tanto por aulas;
- aprendi muita coisa interessante e minha visão da economia mudou;
- entendo melhor crises, planos econômicos, notação de empresas, mecanismo de inflação, produtos financeiros, tipos de fundo de investimento;
- conheço mais sobre o mercado financeiro das matérias-primas (meu mémoire) e porque o preço do ouro, petróleo e café não param (e não pararão) de aumentar;
- finalmente aprendi probabilidade e estatística e gostei (nossa, essa vai ficar para a vida! Um bom professor faz diferença);
- vi que é difícil conciliar vida pessoal, trabalho e estudos (quase impossível achar um equilíbrio);
- descobri um meio de manter o peso bem baixo (chegando em casa todo dia às 23h para acordar cedo é difícil encher o estômago);
- aulas de sábado de manhã depois são terríveis;
- deixei minha vida social e pessoal de lado (amigos e família, desculpem o sumiço);
- fiz novas amizades;
- espero que esses estudos sejam valorizados no meio currículo/carreira.

No geral o balanço é positivo, mas não sei se faria isso novamente, nesse ritmo tão intenso. De verdade, não é fácil aguentar o tranco de trabalhar + estudar. Sair do trabalho correndo, ir direto para aula, sair correndo da aula para pegar o trem, chegar em casa mega tarde e mal ter tempo de tomar banho e comer para acordar dali 7h e recomeçar tudo de novo. Sem contar final de semana com aulas de sábado pela manhã e trabalhos para preparar e provas para estudar. Beeem cansativo, sobra pouco tempo para si e para família e amigos. 

O que me consola é que eu realmente aprendi coisas interessantes e que por dois anos me senti uma pessoa menos ignorante. Depois que você sai da universidade, sua cabeça esta à mil, vários conhecimentos, idéias, o mundo parace lindo. Quando você começa a trabalhar, todo aquele conhecimento adquirido não é aproveitado à 100%, o que faz ter a idéia de regressão. Pelo menos foi assim que me senti quando acabei meus estudos. Fazer o mestrado fez eu ver que eu ainda tenho capacidade para aprender várias coisas e de botar a cuca para funcionar.


Deixando o balanço de lado, vamos falar em festa. A remise aconteceu numa empresa que cedeu o local para a comissão de formatura (gente aqui na França, as coisas são beeem mais simples e mais baratas, você não começa sua vida profissional endividado por causa da festa de formatura, também não tem bandas de axé na festinha ... a coisa é mais profissional, você vem com seu cartão de visitas e tenta ganhar alguns contatos para trabalhar depois).

A cerimônia começou com uma palestra sobre a crise européia e perspectivas futuras. Essa foi seguida por uma mesa redonda de perguntas/respostas. Depois veio a entrega dos diplomas (eu quase fui a primeira da turma, fiquei na segunda posição, mas ganhei um pacote de livros como recompensa!). E para finalizar um cocktail para trocar os cartões de visita!

Voilà tudo bem simples!

02/2012 - Paris: Colação de grau - conferência.

 02/2012 - Paris: Colação de grau - recebimento do diploma.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Chocolatine!
Te admiro demais!