23 de setembro de 2012

Journée du Patrimoine - 2012


Final de semana passado foi a Journée du Patrimoine, dia em que prédios públicos e outros abrem suas portas, na Europa inteira, para mostrar um pouco da história e/ou beleza do lugar.

Depois do fiasco do ano passado, quando só fiquei na vontade, pois graças ao mémoire tive que ficar estudando, esse ano tirei a barriga da miséria e revisitei um monte de patrimônio.

Porém não ganhei em número da minha irmã que parecia uma doida visitando tudo quanto era prédio e no final não sabia mais o que era o quê e já estava misturando casa do ministro com ministério …

Esse post será bairrista, pois ao invés de encher os olhos dos leitores com belas imagens de Paris, mostrarei o patrimônio de Versailles que não só vive de castelo.

Hôtel de Ville

Mais um para a categoria Hôtel de Ville, como já falei em post precedente, toda cidade tem o seu e serve para abrigar a administração da cidade.

O imponente prédio foi construído em 1690 e seus jardins chegavam até o parque do castelo. O dono vendeu a propriedade porque o rei tomou parte das terras para construir as Ecuries Royales (local onde os cavalos de guerra do rei eram guardados/treinados).

 Versailles - 07/2012: Hotel de Ville de Versailles visto de lado (foto emprestada do meu pai). No muro que tem a estatua estão escritos os nomes dos mortos pelas guerras.

O Hôtel de Ville passou de mão em mão, uma mais ilustre que a outra (filho do Louis XV, por exemplo) até que em 1790 ele serve de sede para a municipalidade de Versailles.

Em 1899 o prédio estava numa situação tão precária que ao invés de reformá-lo, preferiram demolir tudo e reconstruir novamente identico ao quer fora antes.

Algumas fotos :
 Versailles - 09/2012: Escadaria de entrada do Hôtel de Ville.

Versailles - 09/2012: Salão de festas.

Versailles - 09/2012: Detalhe das pinturas da parede


 Versailles - 09/2012: Detalhe do espelho e lustres


 Versailles - 09/2012: Sala do conselho da cidade.

                                                                     Versailles - 09/2012: Sala de casamentos.

Hôtel du Département et de la Préfecture

Nesse prédio fica o Conselho Geral do Departamento das Yvelines. A administração pública francesa é um pouco diferente da brasileira. As cidades ficam dentro de departementos que ficam dentro de regiões que ficam dentro do país. Cada bloco político tem sua área de intervenção/responsabilidade e um budget específico.

A "Préfecture" que cuida da administração do departamento é responsavel, entre outros pela segurança e ordem publica, coordenar as politicas do governo em nivel local, permitir o exercicio dos direitos e liberdades das coletividades locais, etc.

Esse Hôtel foi construído em 1867 onde antes era o canil real. Na época dos reis, a caça era um esporte nobre e para se caçar, precisava-se ter cachorros. Então o canil real.

                                                Versailles - 09/2012: Hôtel du Département et de la Préfecture.

O interessante da história desse prédio é que ele foi sede do governo na III República (logo depois de Napoleão) durante nove anos, enquanto Paris era ocupada pela Prússia e povo se insurgia.

Algumas fotos :

                                                       Versailles - 09/2012: Pequeno Salão. Reparem no teto.


                           Versailles - 09/2012: Detalhe da quina do teto. Gesso trabalhado com esculturas de caçadores e animais.


                                                                Versailles - 09/2012: Detalhe da lareira e candelabrios.


 Versailles - 09/2012: Salão das aguias. 

 Versailles - 09/2012: Detalhe para o teto pintado por Ernest Gendron que ilustra as quatro horas do dia. A mulher da manhã versa a agua de um vaso, o meio-dia é representado com flores, o entardecer esta com uma ampulheta e à noite é sobre uma nuvem.

               Versailles - 09/2012: Detalhe para a aguia que da o nome ao salão. Existe uma em cada canto da sala.


 Versailles - 09/2012: Sala do Conselho General. A presidência da Republica era dirigida deste local entre 1870 e 1879.


 Versailles - 09/2012: Escritorio do "prefeito". Detalhe para a pintura do quadro que representa o "bassin de Neptune" que fica no jardim de Versailles (reconheceram mãe e pai?).


             Versailles - 09/2012: Detalhe do canto da sala do "prefeito". Um grande "N" de quem mais se não Napoleão ...

Nenhum comentário: