6 de novembro de 2013

30 Memórias dos 30 (29)

Em casa nós nunca recebemos mesada. En função das nossas notas ganhávamos um dinheirinho no final do ano para comprarmos nossas bobagens.

Para ganhar um dinheiro extra, eu cheguei a vender pão de mel, bijuteria e trabalhei num buffet infantil.

Devia estar no primeiro colegial e numa das minhas visitas à 25 de Março uma vendedora nos disse que umas pulseirinhas estavam sendo bem vendidas e que nós deveríamos tentar vendê-las.

Não deu outra, com um capital total de 5 reais eu e minha irmã compramos algumas das ditas pulseiras e começamos a fazer nossa propaganda pelas escolas. As pulseiras se venderam como água e nós voltamos na loja para reinvestir o que ganhamos.

Parecia potência de 2, a gente dobrava o capital, ganhava quatro vezes mais, reinvestia, ganhava mais. As pulseiras eram uma febre, principalmente porque elas brilhavam no escuro. A molecada adorava usá-las na discoteca e encomendas choviam …

Além de pulseiras começamos a diversificar. Compramos brincos e colares. Um dia, uma menina do prédio (riquinha maluquete), comprou todo o nosso estoque. Foi a venda mais rápida, 50 reais em 10 minutos !

Bom, a moda não durou muito, mas foi o suficiente para ganharmos um bom dinheiro, mesmo se a soma não era muito, para nós representava bastante !

No ano seguinte, meu primo arrumou um trabalho para mim num buffet infantil. Eu era « monitora » e tinha que cuidar das crianças que ficavam nos brinquedos.

Eu tinha que verificar se ninguém se machucava nos brinquedos e se as crianças não se matavam entre elas. As vezes tinha uma que ficava perdida (ou entalada) no meio do brinquedo e toca eu subir, descer, engatinhar naqueles brinquedos sujos … Outras vezes eu devia acompanhar a criança de 2 anos que os pais faziam questão que fosse no brinquedo.

Eu gostava quando podia ficar na recepção recebendo presente e mandando o povo entrar. Foi uma epécie de promoção a primeira vez que pude ficar na entrada da festa ! Geralmente as meninas não deixavam eu ficar lá porque eu só falava de vestibular … elas estavam mais interessadas em falar de roupa e meninos.

Naturalmente fui excluída, mas não ligava, porque às vezes no final da festa eu podia ajudar a garçonete à servir docinhos ! O que era mais prestigioso ainda, pois as garçonetes ganhavam mais.

Só fui perceber que eu era explorada depois que saí do buffet. Eu ficava 4h na festa, chegava uma hora antes da festa começar, partia uma hora depois. Trabalhava 6 horas pela módica soma de 15 reais (ou 10 reais não me lembro direito) !

Fui demitida quando cobrei o chefe das 10 festas que ele me devia nos últimos 2 meses …


Com o dinheiro que ganhei pude comprar o tênis keds da moda. Usava ele praticamente todos os dias para rentabilizar o custo.

Nenhum comentário: