14 de dezembro de 2013

Albânia - Parte V: Butrint

Continuando a saga albanesa, fomos visitar Butrint, um sítio arqueológico no sul do país.

O parque de Butrint é outro ponto turístico que vale a pena visitar na Albânia e que ainda não é muito explorado. Como ele fica na fronteira com a Grécia (uns 5 Km) é mais visitado que Berat.

Butrint é inscrito no patrimônio da Unesco desde 1992, a cidade foi relatada por Virgílio, na Eneida. O local é fonte de inestimável informação sobre a vida entre os séculos V e I antes de Cristo.

Para mim, Butrint tem algumas semelhanças com o sítio de Angkor : construções (uma cidade inteira) que foram abandonadas e tomadas pela vegetação. É possível se transportar para a época e imaginar os bizantinos, romanos e gregos filosofando, carregando água em jarras, andando com suas túnicas brancas, fazendo bacanais, …
As diferenças são o tipo de arquitetura, o tamanho do sítio e a época. Butrint é mais antigo que Angkor e menos impressionante em termos de grandeza dos edifícios, mas vale a pena ser conhecido.

Butrint 08/12: Mapa do sitio arqueologico.

Butrint 08/12: Entrada do sitio arqueologico - coluna que sobrou e ponto de observação da muralha.

Quem visitou a Grécia, verá que é possível se projetar mais na época, pois muitas construções estão mais inteiras que as famosas colunas gregas. Também é agradável passear sob as sombras das árvores no calor de 40°C.

O sítio arqueológico fica bem perto de Saranda (uns 20 minutos de vã, que pertem a cada hora) e a entrada é barata (uns 5 euros). Além de visitar as ruínas e muralhas é possível fazer várias trilhas. Porém recomendo se preparar para enfrentar o sol escaldante.

As explicação são bem feitas e existe um caminho de visita específico a ser seguido.

Os principais pontos são :

Banhos romanos

Butrint 08/12: Ruinas dos banhos romanos.

Teatro romano : construído no século III A.C., esse teatro recebia até 1500 pessoas. O interessante desse teatro são as inscrições gregas nas pedras indicando a libertação de escravos. É uma espécie de carta de alforria. Butrint foi o segundo santuário a ter liberado mais escravos na época grega (o primeiro foi Delfos).

Butrint 08/12: Caminho ao teatro romano.

Butrint 08/12: Inscrições de alforria dos escravos.

Butrint 08/12: Detalhe da pedra de alforria. 

Butrint 08/12: Detalhe das mascaras de teatro no que sobrou de uma coluna.

Butrint 08/12: Teatro.

Batistério : descrito pelos arqueólogos como uma jóia rara de toda a história paleo-cristã (século IV) por causa de suas colunas e principalmente pelo seu mosaico colorido simbolizando 64 medalhões de animais.

A decepção foi não ter visto os mosaicos que estavam tampados com areia para conservação. O sol descolore o piso, então ele deixam tampado. Aparentemente, de vez em quando eles descobrem o chão para o turista sortudo ter uma idéia da obra.

Butrint 08/12: Alguns mosaicos que sobraram em uma fonte de agua. A esquerda ha um touro et à direita uma face.

Butrint 08/12: O famoso batistério.

Butrint 08/12: O chão de mosaico do batistério que esta coberto com areia para evitar o desgaste.

Butrint 08/12: O batistério visto de outro ângulo.

Igreja Bizantina : construída nos séculos IV e V, é uma igreja de dimensões grandes para a época e tipo de estilo. Hoje sobreram apenas as colunas, o teto de madeira não resistiu ao tempo …

Butrint 08/12: Ruinas da igreja bizantina.

Butrint 08/12: Colunas da igreja bizantina.

Butrint 08/12: Igreja bizantina em perspectiva e detalhe para o leão de uma das colunas.

Muralhas e parque ecológico :foi uma das partes da visita que eu mais gostei. A paisagem é muito bonita e fiquei imaginando como deveria ser a vida na cidade, como o arqueduto romano que ligava à ilha ao continente deveria ser imponente, …

Em épocas onde território era poder, as muralhas eram muito importantes e por isso tão imponentes. Não é à toa que elas resistiram ao tempo.

Butrint 08/12: Muralha e parque ecologico. Um lugar muito calmo!

Butrint 08/12: Restos de muralha e montanhas ao fundo. Nessa parte ficava o famoso arquetudo que os romanos contruiram entre a ilha e o continente. Hoje ha apenas algumas colunas perdidas no mar.

Butrint 08/12: Uma das entradas da muralha. Paredes espessas.

Butrint 08/12: Entrada da porta principal da cidade. Escultura do famoso leão de Butrint, comendo um boi.

Butrint 08/12: Entrada da porta do leão e templo à direita.

Acrópole e museu arqueológico : ponto mais alto da ilha, o ponto onde era antes uma acrópole agora virou museu arqueológico de Butrint. Há alguns objetos encontrados nas escavações do sítio, mas muita coisa se perdeu com o roubo de 1997.
Do alto é possível admirar a vista do parque ecológico.


Butrint 08/12: Castelo veneziano construido para trabalhos de prospecção arqueologica.

Butrint 08/12: Parque ecologico visto do alto da acropole.

Butrint 08/12: Bandeira albanesa e parque.

Nenhum comentário: