24 de dezembro de 2013

Feliz Natal!!!

O Natal está chegando e esse ano, ao invés de colocar fotos de decoração de Natal, resolvi vasculhar minhas fotos e fazer uma retrospectiva dos últimos dez Natais.


 2003 – foi o primeiro Natal que passei longe da família. Senti falta da ceia, da troca de presentes, da casa cheia, da barulheira e até das brigas.
Minha ceia de Natal foi um pedaço de pizza, preparado sem muito carinho, pois queriam fechar logo o restaurante.
A parte surpreendente foi que eu consegui um ingresso para entrar na missa do galo do Vaticano. Vi o papa, vi um mundo de gente, foi emocionante, inesquecível.



2004 – segundo Natal fora de casa. No anterior a festa não poderia ter sido mais natalina, então para contrabalancar, passei o Natal na Turquia, país muçulmano que não comemora a festa cristã.
Não havia decoração nenhuma, era um dia como outro qualquer.
Para não passar a data em branco, fomos atrás de um mercadinho (turco!) e compramos uma garrafa de vinho na ilegalidade (lá não se vende alcool abertamente).
Passei a virada olhando para o estreito de Bósforo.

2005 – de volta à terra tupiniquim, festejei Natal com minha família e matei a saudade de todas as tradições. Muita comida, presentes, barulheira e familia!! 


2006 – ainda em casa, fizémos nosso tradicional Noel. Minha irmã tinha plantado um pinhão num vaso. Ele cresceu e virou nossa árvore de Natal …

2007 – voltei para a França e os Natais longe da família recomeçaram. Na medida do possivel tentava juntar os brasileiros que não tinham com quem festejar a data. O frio de fora só dava vontade de comer raclette … hum

 2008 – Mais um Natal francês, com direito à fois gras !
Aqui na França é tradição comer fois gras (figado de pato/ganso) no Natal. Eles também comem ostras, peru, buche (doce tipico da época), ...

2009 – reuni uns brasileiros sem família e refizemos a comemoração em casa com direito a muito mais fois gras.

2010 – nem comemorei Natal esse ano. No dia 25 partimos de viagem e só vi Papai Noel no aeroporto. Aliás, passei o dia no aeroporto por causa da neve …

2011 – comemoramos a ocasião com outros amigos brasileiros, a ceia foi muito bem preparada e tudo estava uma delícia. Tivemos direito à carne de javali e sobremesa sueca ( a casinha de biscoitos de gengibre).

2012 – Natal com metade da família, comendo bem e dando boas risadas.
Esqueci de tirar fotos da ceia, so tenho as fotos do aperitivo ... 


2013 – atualizo depois que voltar das férias!!


Feliz Natal para todos !!!

Um comentário:

Anônimo disse...

nao lembrava da foto do pinheirinho!!!!!!!!!!