8 de fevereiro de 2014

#12 Canadá: Monte Royal (Montreal)

O Monte Royal, que domina a cidade de Montréal, recebeu esse nome em 1535. Ele foi dado por Jacques Cartier (um dos descobridores do Canadá) em homenagem ao rei francês François I.

Abrindo um parênteses histórico, o Canadá foi inicialmente descoberto e ocupado pelos franceses (onde fica a atual província do Québec). Uma guerra entre a França e a Inglaterra, fez o país passar de mãos francesas para as mãos inglesas.
É por isso que a rainha é representante do poder e que o país é bilingue (francês na província do Québec e inglês nas outras províncias).

Voltando ao monte … depois de uma subidinha esportiva (a subida é tranquila, mas sob uma tempestade de neve, com uma temperature de -20°C, 15cm de neve e roupas de ski, a ascenção fica mais complicada) pensávamos observar uma bela vista da cidade. Mas a tempestade cobria tudo e víamos poucos palmos diante do nariz.

Montreal - 12/2013: Ascenção do Mont Royal.

Montreal - 12/2013: Ascenção do Mont Royal e caminhos completamente cobertos de neve.

Montreal - 12/2013: Vista de Montreal do Monte Royal - minha primeira tempestade de neve. Depois de alguns dias que essa foto fora tirada, o povo de NYC estava reclamando do frio e da neve. Mal sabiam eles que os vizinhos proximos ja estavam sofrendo com a friaca ...

O chalé no alto do monte nos permitiu de esquentar as extremidades já frias.
Nesse dia a visita não foi muito produtiva dada a baixa visibilidade.

Montreal - 12/2013: Chalé do Monte Royal quase às moscas, foram poucos os que se aventuraram ao topo do morro neste dia.

Montreal - 12/2013: Pelo menos o interior do chalé era quentinho e nos permitiu esquentar um pouco as roupas antes de enfrentar os -20°C (temperatura mesmo, sem essa historia de sensação térmica).

Então voltamos um outro dia, onde pudemos apreciar, enfim, a vista de Montréal e seus arranha-céus.


Demos uma volta no parque, que é muito agradável (no verão deve ser uma delícia), vimos o lago dos castores que fora transformado em pista de patinação (estava congelado) e apreciamos a neve congelada nos galhos das árvores, que as faziam parecer esculturas de gelo !

Montreal - 12/2013: Neve congelada nos galhos das arvores do parque Monte Royal, alguns dias depois

Montreal - 12/2013: Arvores com galhos congelados e um pouco da vista da cidade.

Montreal - 12/2013: Agora sim, vista de Montreal e de seus arranha-céus! 

Montreal - 12/2013: Arvores e uma parte do chalé.

Montreal - 12/2013: Passeios de parque Monte Royal.


 Montreal - 12/2013: Floresta de arvore de gelos!

Montreal - 12/2013: Lago dos castores congelado e transformado em pista de patinação.

Nenhum comentário: