26 de outubro de 2010

Comidas de inverno ...

Nessas duas ultimas semanas o frio apareceu e se instalou. Pela manhã um zero grau basico para refrescar e ao meio dia um belo sol para aumentar a temperatura de 10°C. Chegou o inverno, a estação mais longa do ano, 9 meses!

Apos essa breve introdução sobre o tempo (geralmente falamos sobre isso quando não temos assunto, o que não é o caso), volto ao assunto do post, muito mais interessante : o inverno e suas guloseimas!
Além da neve branquinha no chão, o que eu mais gosto no inverno são as comidas. Nada melhor que um pain au chocolat quentinho, um chocolate quente embaixo do cobertor, raclette entre amigos, tartiflette no marché de Nöel.
Nessa estação tudo é permitido, nada de peso na consciencia em comer muito ... o casaco esconde os quilos a mais.

Descobri um lugar em Paris que dizem ter o melhor chocolate quente de Paris. Eu fui la para experimentar a bebida (no verão!) e foi o melhor que ja tomei até hoje, mas talvez eu não tenha tomado bons chocolates quente. So me lembro de um em Campos do Jordão, mas estava tão quente que queimei a lingua e nem senti o gosto do chocolate.

Esse chocolate quente da “Angelina” vem na temperatura ideal e parece ser chocolate derretido mesmo, não aquela coisa aguada.
O Angelina é um restaurante/doceria, que sempre esta cheio de turistas por causa da fama. Foi por isso que fui la no verão ... outro dia quis levar uns amigos para experimentar a bebida e a fila dava volta no quarteirão. Além do chocolate quente, tem um doce que é especialidade deles. (Moint Blanc) So a foto ja diz tudo!




Paris 07/2010 - Fotos Angelina e detalhe para o doce Mont Blanc.

Outra coisa boa do inverno é a raclette. O nome vem do queijo que é utilisado no prato, originario da Suiça e hoje fabricado nas regiões montanhosas da França, como a Savoie.
O prato consiste em batatas, charcuterie (salame, presunto de parma, bacon, etc) e queijo raclette derretido por cima de tudo isso. Existe até um aparelho especifico para fazê-lo e é bem convivial para receber amigos. 

 Paris 12/2007 - Raclette!

Outro prato tipico do inverno francês é a tartiflette : batata, bacon, crème fraîche e reblochon (outro queijo da savoie). Ele é a sensação dos marchés de Nöel, além do vinho quente, que lembra o quentão.
 
 La Défense 12/2007 - Tartiflette gigante no Marché de Noel.

  La Défense 12/2007 - Marché de Noel e a Grande Arca.

Nenhum comentário: