16 de julho de 2011

CNAM

O CNAM (Conservatoire des Arts et Métiers) é uma instituição francesa de ensino superior e pesquisa que foi fundado por um abade francês em 1794, logo apos a Revolução Francesa.
Junto com a Ecole Supérieure Normale et L’Ecole Polytechnique, foi uma das três primeiras escolas criadas apos a revolução no dominio da ciência de engenharia.
 
Hoje, é a unica escola (até onde eu saiba, e olha que eu pesquisei !) que da aulas à noite na França, o que ajuda muitos profissionais a se reciclarem. Eles têm varios mestrados e muitas das aulas podem ser feitas « à la carte », ou seja, a pessoa escolhe a aula que quer fazer e so paga por esse modulo.
 
Longe dos bancos de salas de aula depois de algum tempo, eu decidi fazer um mestrado no CNAM para melhor meus conhecimentos. Ha dois anos comecei uma maratona incansavel do trabalho para escola para casa e até casa/escola nos finais de semana.
Finalmente a correria acabou, minha ultima aula ocorreu ha algumas semanas e agora tenho um pouco mais de tempo livre para escrever no blog, por exemplo. Porém a alegria ainda não é completa, tenho ainda que fazer meu « mémoire ».

Então, para gardar na memoria o tempo passado no CNAM, resolvi escrever esse post.

Algumas imagens dos prédios e do anfiteatro “Abbé Gregoire” onde assisti à minha ultima aula (a foto não esta muito boa, pois a luz estava apagada …).
 2011/07 : CNAM - Abadia, parte integrante do Museu.

 2011/07 : CNAM - Ao fundo, um dos complexos de salas de aula.

 2011/07 : CNAM - Abadia, parte integrante do Museu.

 2011/07 : CNAM - Complexo de salas de aula e biblioteca à direita.

 2011/07 : CNAM - Teto do Anfiteatro "Abbé Grégoireé.


  2011/07 : CNAM - Anfiteatro "Abbé Grégoireé.



CNAM -Biblioteca (foto recuperada do forum autosurf.com)

 
O CNAM também tem um museu que garda peças como o laboratorio de Lavoisier, o sistema métrico da época de Napoleão, maquettes de navios, aviões, etc.  Infelizmente não achei minhas fotos do museu do CNAM.

Nenhum comentário: