26 de agosto de 2011

Plano de Austeridade

Esse post foge um pouco do tema que venho abordando nos posts anteriores.

Como o blog é também um canal de comunicação, resolvi comentar um fato que ocorreu aqui na França.

Ultimamente a Europa vem passando por uma crise econômica dificil. Eles estão como uma pessoa no mar que não sabe nadar direito: começa a se afogar e luta com todas as forças para manter a cabeça fora d’água e assim respirar o mínimo para sobreviver.
Não vou entrar nos detalhes da crise e da conjontura econômica, até gostaria pois adoro discutir o assunto.

Resumindo, para conseguir equilibrar as contas do governo e principamente o déficit e as dívidas, muitos países estão colocando em prática os famosos planos de austeridade.
Aqui na França o Primeiro Ministro acabou de anunciar seu plano, que logicamente não foi bem recebido pela população e empresas.

Entre as diferentes taxas que serão colocadas em prática, uma delas é muito curiosa e foi o que me motivou a escrever esse post.
Eles decidiram colocar uma taxa nos refrigerantes. Sim, taxa na coca-cola, na pepsi, na orangina, talvez não na Perrier, pois é água gasosa e não refrigerante.

Com a nova taxa eles vão incitar a população a beber menos o produto e assim evitar a obesidade!
Talvez seja uma boa iniciativa, pois assim limita as pessoas a consumir coisas calóricas, mas se essa moda pega tudo que é muito calórico será taxado. Ai o preço do pain au chocolat poderá aumentar também!

Além dos refrigerantes, a taxa do tabaco vai aumentar mais 6% e também as taxas de parques de diversão e do plano de saúde.
O problema de tudo isso é que no final será o consumidor que pagará, pois as empresas certamente repassarão os custos.

E mais uma vez é o povo bobo que paga o pato, ou melhor, que suportará os os abusos de alguns!
(Tradução: Eu achava que nós iamos para as Crusadas contra os ricos!)

Explicação suplementar: o guerreiro da charge é o Primeiro Ministro da França, François Fillon.
Fonte: http://www.lalsace.fr/actualite/2011/08/26/les-ordonnances-du-docteur-fillon-pour-sauver-la-dette-et-notre-sante?image=AE6C0679-026C-423A-B93B-36899BB6E2EF#galery

NB: descobri que nos USA, muitos estados (35) já aplicam uma taxa aos refrigerantes desde 2010.



Um comentário:

Anônimo disse...

cruZadas... pois é na verdade a idéia inicial era cobrar mais impostos e taxas dos ricos, porém parque de atraçoes e refrigerantes nao sao so os ricos que consomem, quoi que o problema é o referencial! pra França ricos sao pessoas que ganham X euros por mês, o que representa a classe média mais precisamente, ...