16 de agosto de 2011

25 Challenge: #3 POCCИЯ - Parte IV (Moscou)

MOCKBA (Moscou) - Parte IV


Há indícios de que a cidade de Moscou surgiu em meados de 1150. Até 1703 ela foi capital da Russia quando Pedro o Grande resolveu transferir a sede do país para São Petesburgo (cidade indicada nos posts anteriores).
Em 1918, com a criação da União Soviética, Moscou voltou a ser a capital da Russia. Hoje ela a cidade com maior população da Europa, além de ser o centro econômico, universitário e político da Russia.
Moscou foi incendiada em 1812 para evitar que Napoleão a conquiste. O czar Alexandre recusa qualquer negociação e Napoleão deixa a cidade.
A cidade é famosa pela Praça Vermelha, pelo Kremlim e pela catedral Santo Basílico.

1. Praça Vermelha (Krasnaia Plochat)

A Praça Vermelha tem esse nome não por causa do comunismo, nem por causa da sua cor. Na verdade, em russo, seu nome siginifica ao mesmo tempo bonito e vermelho, pois a cor é sinônimo de beleza para eles.

12/2010 - Moscou : Praça Vermelha - Kremlin + Catedral Santo Basilico.

Ela foi construída em 1493 depois de um grande incendio. Também foi palco (e talvez ainda seja) de muitos desfiles militares durante as diferentes guerras e principalmente durante a Guerra Fria.
Essa praça é cercada de um lado pelos muros do Kremlin, pela Catedral de São Basilio e pelo centro comercial GUM.

Esse post sera dedicado aos monumentos e lugares a visitar perto da Praça Vermelha.


2.GUM (ГУМ – Loja Universal do Estado, durante a União Soviética)

O GUM foi construído entre 1890 e 1893 e para a época era o único prédio a misturar um pouco de arquitetura Russa medieval com metais e grandes arcadas de vidro.
Na época da União Soviética, ele era o mercado principal onde pessoas faziam filas e filas para fazerem suas compras.

Moscou - 12/2010: Praça Vermelha - GUM à direita, Kremlin ao fundo.

 Moscou - 12/2010: GUM e arcada de vidro.
  
Hoje ele contém as principais marcas de luxo mundial e outras mais de grande público.
O melhor de tudo era um restaurante no último andar, onde eles vendiam cada parte da comida e você podia montar seu prato. Foi uma oportunidade de comer a comida russa de todo dia por um preço beeeem em conta. Um regalo!
 
 Moscou - 12/2010: GUM, lojinhas.
3.Túmulo do Lenin

O mausoléu onde está o corpo do Lenin fica de frente para a Praça Vermelha e pode ser visitado em dias horários que são estipulados de acordo com a vontade da polícia, governo, sei lá quem. 
 Moscou 12/2010: Mausoléo do Lenin.

Conseguimos entrar e posso dizer que é impressionante. Primeiro, o mausoléu é todo recoberto de mármore preto por dentro e a cada 1 ou 2 metros (sem brincadeira) tem um garda (com a chapka muito massa) parado. No centro está o túmulo do Lenin, verde e conservado.
As pessoas podem dar a volta, mas entram apenas duas pessoas de cada vez e é necessário ficar com as mãos à mostra o tempo todo. Além disso, não pode ficar parado, senão o karacho te xinga (nome carinhosamente dado aos policiais, siginifica bom/bem, mas era uma codificação que usávamos para indicar que guardas se aproximavam e/ou para eles pensarem que estávamos falando em russo).

Lenin é como um deus para os russos (pelo menos foi essa a impressão que tive, talvez algum russo me desminta), ele é venerado ainda hoje e depois de toda esse protocolo para visitar o túmulo dá para perceber que ele é a figura máxima na Russia.
Lá o povo não gosta do Stalin, pois fora muito sanguinolento e mau. No começo ele se usava da imagem de Lenin para conquistar o povo, mas depois virou o ditador que todo mundo conhece.
Como não podia tirar foto, achei uma do corpo verde (é verdão mesmo para mantê-lo conservado).

Moscou 12/2010: Corpo do Lenin exposto.

4.Kremlin (Fortaleza em russo)

O Kremlin é o marco zero da cidade de Moscou e também é o centro político da Russia.
Os primeiros muros foram construídos por volta de 1331, ele foi refeito no século XV para se tormar menos vulnerável à ataques.
Os muros contêm ao todo 19 torres, cada uma com um formato diferente e dispostas aleatoriamente.
A maioria dos czares estão sepultados dentro do Kremlin e o local contém várias igrejas, construídas por diferentes czares ao longo dos Impérios.

Para ter uma idéia do Kremlin (fortaleza cercada no mapa) eu copiei esse mapa de um site e ele mostra direitinho a disposição da Praça Vermelha e dos prédios/igrejas dentro do proprio Kremlin.

Algumas fotos:

Moscou 12/2010: Tumulo do soldado desconhecido.

Moscou 12/2010: Muros do Kremlin.

Moscou 12/2010: Entrada do Kremlin.

 Moscou 12/2010: Teto de igreja russa.
 Moscou 12/2010: Igreja da Anunciação.

 Moscou 12/2010: Torre do sino de Ivan o Terrivel.

Moscou 12/2010: Canhão do czar (o pior é que o nome é esse mesmo!).

 
Uma das igrejas que visitei no Kremlin foi a Catedral da Assunção. A primeira construção dela data de 1326, mas com revoltas e terremoto (sim houve um raro terremoto na Russia por volta de 1400!), ela foi destruída e reconstruída em 1479 pelo arquiteto Aristotele Fioravanti nos moldes russos.
Em 1547 o czar Ivan o Terrível foi coroado nessa catedral. Quando fui não era possível tirar fotos do interior, então achei uma imagem na Internet para dar uma idéia dos afrescos. Outros imperadores foram coroados nesse lugar à partir de 1721 e também há várias tumbas dos patriarcas da igreja ortodoxa.
As igrejas russa são geralmente decoradas com pinturas do chão até o teto. Ela são também muito coloridas e uso de ouro (ou folhagem de ouro) é recorrente.
Essa catedral lembra bastante a catedral de São Petesburgo (mencionada nesse post aqui).

 Moscou 12/2010: Igreja da Assunção, vista de fora.

 Moscou 12/2010: Igreja da Assunção, vista de dentro.

5. Catedral do Santo Basílico
A catedral de Santo Basílico foi construída de 1555 a 1560, no local onde foi enterrado o Basílio.
Basílio, o abençoado, impressionou Ivan o Terrível ao prever que um incêndio aconteceria em Moscou na mesma época  (1547). Decidiram então construir a catedral em homenage à captura dos tártaros e escolheram como local a sepultura do Basílio.
Essa história me parece bem bizarra, mais bon ...

 Moscou 12/2010: Catedral Santo Basilico.

Diz a lenda que depois que a catedral foi construída, Ivan o Terrível decidiu cegar o arquiteto para que ele nunca mais faça uma obra tão bonita quanto.
Na verdade, o arquiteto já tinha planejado de construir uma igreja em Vladimir (outra cidade) e acho que o czar ficou com ciúmes.
Se cegaram ou não o pobre, não sei.

Essa catedral, na verdade é composta de 9 igrejas. Cada torre corresponde a uma mini-igreja e elas são dispostas de forma circular, em torno da igreja principal, que situa ao centro.

Moscou 12/2010: Teto da torre principal da Catedral Santo Basilico.

Cada mini-igreja é decorada de um jeito diferente. Eu achei que as pinturas não estavam muito conservadas e que não eram tão exuberantes como as outras igrejas que visitei.

 
Moscou 12/2010: Catedral Santo Basilico - afresco interno de um dos cantos da catedral.

 Moscou 12/2010: Catedral Santo Basilico - um dos tetos das 9 igrejas vista de dentro da catedral.

Porém, é fato que ela é um mito. Vir à Russia e não ver a catedral é triste. Por fora ela é super bonita e colorida, lembrando um grande bolo enfeitado.

Para terminar os monumentos em torno da Praça Vermelha, a foto abaixo mostra o Museu da História Nacional russa (o qual eu não visitei) e a Porta da Ressureição.

Moscou 12/2010: Museu da Historia Nacional Russa, entrada da Praça Vermelha.

A título de curiosidade, os russos não comemoram o Natal como nós, isto é, na tradição antiga deles, não há papai Noel trazendo presente.
Na verdade, agora com o capitalismo tem o papai Noel (vide foto mais abaixo da Champs Elysée russa).

Na Russia existe o Ded Moroz (vovô gêlo) que traz presentes para as crianças no Ano Novo russo (dia 14 de janeiro, eu acho). Ele conta com a ajuda de sua netinha, a Snegoruchka.
Veja eles na foto abaixo:
Moscou 12/2010: Porta da Ressureição + Vovô Gelo (azul escuro) e Netinha (em branco).

 Moscou 12/2010: Propaganda do Papai Noel na Russia.

2 comentários:

Anônimo disse...

meu que historias de pescador...hahaha

Chocolatine Cramée disse...

hahahahha, realmente e tem muito mais historias do gênero!