4 de abril de 2012

"Carnaval de Dunkerque"


Carnaval não existe apenas no Brasil, aliás o carnaval era uma festa pagã comemorada pelos europeus (povos nórdicos, latinos, germânicos) mesmo antes da época medieval.

A festa marcava o fim de uma época (o inverno) e o começo de um novo período (primavera). Os povos se fantasiavam, festejavam, cometiam excessos, faziam oferendas à deuses para terminar um período díficil do ano e recomeçar uma nova estação cheia de vida.

Na época medieval a igreja chegou e transformou a festa pagã numa festa religiosa. Onde o carvaval representava os abusos, excessos e pecados da vida antes da renovação da Pascoa (renovação do espírito).

Aqui na França fala-se de “terça gordurosa” (mardi gras), que precede a quarta de cinzas. Até esse dia as pessoas podiam “Carne Levare Lavemen” – comer carne antes de entrar na quaresma.

As fantasias passam a representar o vale tudo: não existe mais diferença social, o pobre se fantasia de rei, não existe mais diferença de sexo, o homem se fantasia de mulher, não existe mais diferença de idade, crianças se vestem de adulto.

Tudo isso para dizer que no final de semana do 25/26 de fevereiro fui para Dunkerque (norte da França – olha o mapa do google maps abaixo ...) comemorar o carnaval da região. Sim, não é apenas em Nice ou Veneza que existe carnaval!

 Dunkerque ao norte da França. Fonte: Google Maps.

O carnaval de Dunkerque é conhecido pelas suas fanstasias, mas principalmente por três eventos: pela marcha de carnaval que se passa ao longo de toda a cidade, por umas 5 horas, pelas “chapelles” e pelos bailes.

Vamos por etapas, vou explicar a história/origem desse carnaval, depois falo de cada evento.

A tradição do carnaval de Dunkerque surgiu no século XVII, quando os pescadores saiam por seis meses para a pesca de bacalhau na Islândia. Para dizer adeus, o povo fazia uma festa de três dias (les 3 joyeuses) antes da quarta de cinzas.

Dunkerque 02/12: Praia de Malô-les-Bains (com sol no Norte da França!).
Hoje, milhares de pessoas se reunem para três tipos de eventos diferentes durante o carnaval:

1.Baile

Durante dois meses e meio acontecem vários bailes de carnaval nas salas da região. Geralmente os locais têm duas salas, uma com banda local tocando vários tipos de música e outra onde os foliões tocam, cantam e fazem os famosos chahuts.
O chahut é o momento em que a banda toca uma marchinha empolgante e todo mundo começa a pular, dançar. Para proteger a banda, uma faixa de foliões unem os braços e seguram o povo. Parece ser bem físico e só quem é folião de longa data consegue aguentar e tem o savoir faire para evitar acidentes.

2.Marcha

O que eu chamo de marcha é o percurso que as bandas e os foliões fazem pela cidade durante as 3 joyeueses.
A banda vai na frente, existe os foliões que protegem a banda e fazem o chahut, atrás tem a galera que dança, canta as marchinhas.
Todos devem estar fantasiados. Também é tradição ter os guarda-chuvas de cabo longo e os chapéus com flores.

Eu simplesmente adorei o carnaval de Dunkerque (na verdade eu vi mesmo o de Malô les Bains – cidade conurbada à Dunkerque, mas ano que vem já sei onde vou ...). O clima é de muita alegria, todo mundo é bem recebido, de pobre à rico, de velho a novo, até pessoas de cadeira de rodas e bebes em carrinho participaram do carnaval.
Dunkerque 02/12: Prefeitura de Malô-les-Bains.

Dunkerque 02/12: Casinhas em estilo flamand na frente da prefeitura de Malô-les-Bains (detalhe para telhado e tijolinhos, parecidas com casinhas de Brugges).

Dunkerque 02/12: Concentração da banda na praça da prefeitura antes de começar o carnaval de Malô.


Dunkerque 02/12: Concentração dos foliões na praça da prefeitura de Malô.

Dunkerque 02/12: Foliéoes da primeira linha (que fazem o chahut) se preparando para o começo da festa.

Dunkerque 02/12: Foliões - reparem como é uma festa bem familiar.

Dunkerque 02/12: Marcha - muitos guarda-chuvas e reparem que todo mundo usa o chapéu de flores.

Dunkerque 02/12: Passagem da banda.

Dunkerque 02/12: Passagem da marcha na frente de uma igreja em Dunkerque.

Mais fotos das fantasias (que eles levam muito a sério!)

Dunkerque 02/12: Meninihas fofas de trigrinho.

Dunkerque 02/12: Nasa e extraterrestre.

Dunkerque 02/12: Smurfs fugindo da foto ...

Dunkerque 02/12: Galera na barraque à frittes (barraca de frita - tipica do Norte).

Dunkerque 02/12: O casal Simpsons.

3.Chapelles

Na manhã que precede a marcha, as pessoas recebem foliões nas suas casas para oferecer comida e bebida.
Os foliões e banda entram na casa, tocam músicas, comem, bebem, discutem com os donos da casa. Tudo num clima de muita alegria e sociabilidade.
Também é tradição o dono da casa jogar peixe (hareng) para os foliões. Aliás o prefeito de Dunkerque sempre joga os peixes e algumas lagostas de borracha (para trocar por verdadeiras).

O pessoal passa amanhã, a tarde, a noite, o final de semana a ir de casa em casa para fazer a chapelle.

Dunkerque 02/12: Foliões se preparando para entrar numa casa e fazer a chapelle.

Dunkerque 02/12: Bandinha fazendo chapelle numa das casas.

Dunkerque 02/12: Anfitrião jogando queijos, hareng (tipo de peixe da região - é tradiçao tbém) e outras coisas pela janela. Tipico das chapelles

Para terminar esse post, deixo um video com a marchinha de carnaval mais tocada, com o harengs sendo distribuidos e com a festa no meio dos foliões (esta tudo num unico video).

Nenhum comentário: