13 de abril de 2012

Construções Paris: 04 Hôtel des Invalides


O Hôtel des Invalides (atenção, Hôtel em francês não quer dizer apenas hotel, mas também palácio ou grande casarão – a espertona quando chegou na França, achava que o Hôtel de Ville da cidade era apenas um hotel que se chamava assim em todas as cidades, só depois eu descobri que na verdade era um prédio administrativo do município!) começou a ser construído em 1670, a pedido de Luís XIV.

O objetivo era abrigar os soldados inválidos da guerra ou soldados já velhos para servir o reino. Esse projeto fez parte do plano social e de caridade do século XVII e foi um exemplo para muitos países europeus que também contruíram seus “hotéis de inválidos”.

A construção termina em 1674 e 4000 pensionários moram no local controlado por um monastério et uma caserna. Em 1676, Luís XIV decide construir uma igreja (Eglise du Dôme com mais ou menos 10kg de folhas de ouro!) na parte de trás do hôtel. A cúpula tem 101 metros de altura e vira um ponto de refêrencia em Paris.

Durante o império de Napoleão I, a igreja é transformada em panthéon para abrigar os militares merecedores de honra. Em 1870 as cinzas de Napoleão I são colocadas nos Invalides, num túmulo de quartzo vermelho. Outro Napoleões e combatentes de guerras também estão no local.

Um museu do Exéricito foi criado por volta de 1880 e contém varios materiais de guerra como armas, armaduras de soldados, cavalos, canhões, etc.
08/2007 - Paris: Invalides visto da Ponte Alexandre III. Detalhe cupula ao fundo.

08/2007 - Paris: Portal de entrada dos Invalides.

08/2007 - Paris: Detalhe da fachado do Hotel dos Invalidos.


08/2007 - Paris: Altar no salão de entrada do monumento.


08/2007 - Paris: Detalhe da cupula dourada que vimos ao longe.

XX/XXX Paris: Estatua do Napoleão.

08/2007 - Paris: Pomposo tumulo do Napoleão visto do alto. Até eu queria um tumulo assim!! 


08/2007 - Paris: Pomposo tumulo do Napoleão visto de baixo.

08/2007 - Paris: Museu das armaduras. Este local é um deposito de armaduras, repare na estante à direita da foto.

08/2007 - Paris: Detalhe das alças de um canhão. Achei bem interessante o motivo do casal se beijando. Eu não esperaria esse tipo de decoração num canhão de guerra ... sera que os atiradores pensavam na amada deixada para tras enquanto derrubava o adversario?

08/2007 - Paris: Armaduras japonesas. Reparem que o estilo muda bastante entre as armaduras européias e a dos japoneses. São mais coloridas, o capacete é diferente, eles protegem mais os braços e têm essa espécie de sainha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lembrando que ha também o museu das Guerras Mundiais, o qual vale muito a pena conhecer, você pode aprendes sobre os fatos desencadeadores das guerras, nao somente os fatos ditos, mas os temores dos paises envolvidos, as alianças, etc. O museu é certamente bem interativo, eu gostei muito dos videos que assisti (em ingles com legenda em frances e espanhol) e também dos objetos, carros, armas, canhoes, roupas, utensilios que soldados carregavam, tipo os antigos drops ou as mini garrafinhas de coca! é uma viagem no tempo, cheia de emoção! De Paris, é um dos melhores museus!