18 de novembro de 2012

Festival Medieval de Provins


Ainda não terminei de contar sobre a viagem à Tailândia, mas resolvi fazer uma pausa et falar sobre Provins.

Todos os anos, por volta de junho, a cidade de Provins (proxima à Paris) organiza um festival medieval. A idéia é muito legal, pois eles tentam reconstituir o clima provincial das Foires de Champagne (foire é uma feira/mercado/quermesse onde barracas de produtos típicos são apresentadas e geralmente tem um entretenimento para o público).

                                             Fonte: Google Maps - Provins indicada pelo marcador azul.

Durante o festival as pessoas são convidadas a se vestir à carater (com roupas medievais) e há várias barracas com produtos típicos (vinho, doces, comidas) e alimentação da época (porco, crépes, batatas com queijo, pães, etc). Além disso, algumas tendas mostram as profissões da época medieval e há vários espetáculos espalhados pela cidade.
                                                       Provins 06/2012: Pessoas fantasiadas como na época medieval.

                                                       Provins 06/2012: Barraca de pão, vendido como na época.

Provins 06/2012: Grupo de artistas - musicos e malabaristas.

O clima é bem legal e te faz viajar no tempo. Acho que vale à pena visitar uma vez esse festival, apesar de tudo ser feito para o turista. Além da animação, a cidade é bonita, toda fortificada e com prédios (igreja + castelo) imponentes.

Antes de mostrar as fotos, um pouco da história de Provins para explicar o porquê desse festival medieval.

Provins era uma cidade mercante muito importante durante os séculos XII et XIII por causa da “Foire de Champagne”. A cidade ficava no caminho de várias rotas comerciais que existiam entre o Mediterrâneo e o mar do Norte. Além de ser caminho para a Europa do Leste.

O sucesso dessa foire, que acontecia duas vezes por ano, era graças aos condes que protegiam os comerciantes quando eles vinham vender suas mercadorias. O comércio feito em Provins era por atacado, então os condes do local pagavam o transporte e a segurançs dos comerciantes para que eles trouxessem as mercadorias.

Na época em que era preciso 3 semanas para fazer a travessia Espanha/França, transporte mais segurança pagos era uma grande vantagem.

Além do comércio, as foires atraiam vários artistas e artesões, constribuindo para a expansão cultural, técnica e refinamento das artes. Nessa época, era a terceira cidade da França, depois de Paris e Rouen.

O apogeu de Provins aconteceu na época de Thibaud IV, conde de Champagne e vassalo dos reis francêses Philippe Auguste e São Luís.
Thibaud era um homem de guerra e poeta. Era paixonado por Branca de Castilha e abandonou a guerra por ela. Em 1234 é coroado rei de Navarra e parte às crusadas em 1239, de onde trás a Rosa de Damas que foi utilisada para criar outros tipos de rosas na Europa.

No século XIII Provins começa ver seu declínio por causa da concorrência com outras foires na Holanda e Alemanha. As guerras religiosas e a peste contribuem para o declínio total.

O que resta hoje é história e o prestígio de uma época importante comercialmente e culturalmente. Para relembrar a história gloriosa de Provins, a cidade decidiu criar “Les Médievales”, o festival medieval de Provins.

O festival se passa dentro das fortificações da cidade antiga. As pessoas fantasiadas pagam entrada reduzida, se não a entrada normal é de 10 euros. E possível chegar de trem à partir de Paris, mas os trens não são frequentes.
Para quem vem de carro, a prefeitura transforma vários locais públicos em estacionamento, que ficam a uns 10min de caminhada da entrada do festival.


                                                     Provins 06/2012: Porco na brasa.

                                          Provins 06/2012: Fortificações da cidade e barracas medievais.


                                               Provins 06/2012: Uma das portas da cidade medieval.


                                                                   Provins 06/2012: Fantasias.


                                                              Provins 06/2012: Mais fortificações.

 Provins 06/2012: Casinhas dentro da cidade medieval.

                                               Provins 06/2012: Praça central da cidade historica.


                                        Provins 06/2012: Torre César. Utilisada como base militar.


                                 Provins 06/2012: Igreja do Santo Ayoul - onde descobriram suas reliquias.


                                               Provins 06/2012: Interior da igreja de Santo Ayoul.


                                           Provins 06/2012: Mais artistas medievais na praça da igreja.

                                      Provins 06/2012: Mais uma torre da fortificação da cidade.


 Provins 06/2012: Espetaculo medieval contando a historia de Thibaut e Branca de Castilha.

Nenhum comentário: