25 de setembro de 2013

30 Memórias dos 30 (23)

Gostava de brincar com o colchonete que ficava no quarto dos meus avós. 
Nós dormíamos com eles, no mesmo quarto. Passávamos o dia inteiro à levantar o colchão e deixá-lo cair em cima de nós.
Tinha a janela que adorávamos pular. Tinha a máquina de costura antiga da minha vó que a gente brincava até não cansar mais. Era uma embaixo no pedal e outra em cima mexendo na roda preta para a outra se balançar em baixo.

Depois de cansar de brincar, tinha a pizza do meu avô. Huuuummmm (o hum que meu avô fazia fechando a boca e serrando os olhos, antes de abrir um sorriso banguelo, meu avô perdera todos os dentes e não tinha dentadura. Até lembro dele com seu último dente, rindo com o Chaves e seu chapéu … de Chaves). 

A pizza era cozida na boca do fogão. Cozinhava com o vapor eu acho. A forma tinha uma tampa que fechava, igual áquelas formas que a gente tira a parte de baixo. A pizza era sempre de mozzarela, com rodelas de tomate por cima. A massa era fininha e gostosa. Era e sempre será a pizza do meu avô, que só ele sabia fazer, com o gosto que só a dele tinha.

Depois de jantar a gente ia ver TV, não lembro se novela ou jornal. Só lembro do meu avô sentado do lado da TV (ele não enxergava muito bem), com seu potinho de frutas (potinho azul fininho, daqueles antigos), todo sorridente.


Minha vó enchia as paciências dele. Não dava sossego um minuto. Sempre assim.

Nenhum comentário: