22 de março de 2014

#12 Canadá: Chicoutimi e Lago Saint-Jean

No Canadá nós tivemos o prazer de sermos abrigados por amigos locais. Além de nos abrigarem, eles se propuseram a nos mostrar um pouco do interior do grande Canadá.

Tínhamos planejado ir para Quebec (A) e no dia seguinte fazer uma road trip de Tadoussac (B) ao Lago Saint-Jean (F), passando por L’Anse Saint-Jean (C), La Baie (D) e Chicoutimi (E).

Cidades do fjord Saguenay - Fonte Google maps.

A natureza quis que nosso plano não fosse concretizado e nos mandou uma mega tempestade de neve (daquelas que estávamos procurando). O governo mandou os canadenses não sairem de casa e nós tivémos que adiar nossa viagem.

Conseguimos partir quatro dias depois, com um tempo mais camarada, mas não menos nevoso. Mudamos um pouco o percurso, mas conseguimos ver o que planejamos.

Foi nessa parte da viagem que presenciamos as paisagens mais lindas e mais dignas de filmes de Natal.
Pinheiros por todos os lados (cruzamos a área florestal de Charlevoix), carregados de neve, gente andando de moto-neve, de raquete, pessoas tirando neve telhado, gente pescando no gelo, flocos de neve maravilhosos, etc.

Primeira parada foi o Lago Saint-Jean. O frio e a neve eram tamanhos que o lago estava congelado e víamos tudo branco, impossibilitando distinguir o que era lago e o que era céu. Só não digo que era a cegueira branca, pois dava para ver as árvores.

Estrada para Chicoutimi - 12/2013.

Estrada para Chicoutimi - 12/2013: Reparei que no Canada, ao invés de colocarem rotatorias (paixão francesa), eles põem "Stops" nos cruzamentos. Se fosse no Brasil (onde ninguém respeita os "Pare") teriam batidas a todo instante.


Lago Saint-Jean -12/2013: Dificil distinguir a borda do lago.

Lago Saint-Jean -12/2013: Dificil fazer a diferença entre céu e agua. 

A destinação seguinte foi Chicoutimi (agora chamada Saguenay, mas acho tão bonito o primeiro nome, que resolvi guardá-lo no blog) à beira do fjord de Saguenay. Chegamos no crepúsculo e só conseguimos ver os enormes blocos de gelo que trafegam na boca do fjord. Aliás, o fjord de Saguenay começa no rio São Lourenço e termina no Lago Saint-Jean.

Chicoutimi é pequena, o charme está na vista do fjord, no ar provincial da cidade e num bar que vendia cervejas artesanais que eram dignas das cervejas belgas !

Chicoutimi -12/2013: As aguas do fjord de Saguenay. O fjord era bonito, mas a caipira se concentrou nos blocos de gelo e em sua formação irregular.

Chicoutimi -12/2013: Detalhes das placas de gelo.

Chicoutimi -12/2013: Fjord congelado e ponte.

Chicoutimi -12/2013: Um pouco da cidade de Chicoutimi que ficou toda charmosa com a neve.

Chicoutimi -12/2013: Igrejinha e decoração de Natal. Lindos e grandes flocos de neve de Chicoutimi. Não me esquecerei do dia em que mais senti frio na vida ...


                                                                   Chicoutimi -12/2013: Prefeitura e neve ...

Simpatico primeiro dia de interior canadense.

Nenhum comentário: