9 de março de 2014

#12 Canadá: Cidade de Quebec

Depois de Montreal fomos visitar a cidade de Québec.
Ela também fica às margens do rio São Lourenço e parece que seu nome siginifica “estrito”, na lingua dos nativos.
A cidade foi fundada em 1608 por Samuel Champlain, mas já tinha sido visitada por Jacques Cartier, o descobridor do Canadá.

Aos poucos a colônia Nova França foi aumentando em população com os incentivos de Henrique IV e depois do Cardinal Richelieu. Como os inglêses eram mais populosos nas províncias do sul, era necessário garantir a influência francesa por meio da população.

Porém, a colônia francesa não conseguiu se desenvolver muito e depois de vários conflitos, o Reino Unido finalmente conseguiu tomar o poder da colônia francesa em 1759. Apesar da influência política, os ingleses deram autonomia religiosa e linguística para os franco-canadenses.

Com a guerra de independência dos EUA, muitos colonos brintânicos migraram para as colônias francesas e começaram a impor sua língua e religião. Os francofônicos foram reduzidos ao que hoje é a província do Quebec.

A partir de 1837 os francofônicos começaram a reinvindicar maior independência política.
Foi só em 1960 que a província do Quebec conseguiu maior autonomia (gestão do orçamento, por exemplo) e que os movimentos nacionalistas e separatistas começaram a crescer.

 Esse quadro histórico permite entender melhor essa parte do Canadá (nacionalismo exarcebado, evolução da lingue e sotaque) e a cidado do Quebec (mistura de cultura frnacesa com inglesa).

A arquitetura da cidade antiga é diferente da de Montreal. Na cidade do Quebec você tem impressão de estar numa cidadezinha francesas, mas com uma pitada de Inglaterra.
Na cidade antiga você encontra castelo, fortificação e casinhas no melhor estilo francês.

A cidade nova já tem mais cara “norte-americana”. Grandes prédios, avenidas largas, carros grandes, praças grandes, fast foods, etc.


As paisagens do Quebec são bonitas, principalmente a vista do rio São Lourenço. Colocarei mais comentarios nas legendas das fotos.

Quebec - 12/2013: Rua do antigo bairro operario do Quebec. Com escadas externas para chegar aos andares superiores dos prédios. 

Quebec - 12/2013: Pista de patinação e palacio Montcalm ao fundo. Eventos culturais são muito importantes para os canadenses. Em todas as cidades que fomos, sempre havia um evento luminoso para destrair a população. Parece que no verão ha varios espetaculos de rua.

Quebec - 12/2013: Porta de entrada da velha Quebec. Resquicios da antiga fortificação. Pessoalmente, acho que a arquitetura dessa fortificação esta mais para estilo inglês que francês. Parece um pedaço da Tower of London.

Quebec - 12/2013: Uma das portas de entrada da parte antiga da cidade do Quebec. 

Quebec - 12/2013: Rio São Lourenço - cheio de blocos de gelo - visto do alto da Velha Quebec.

Quebec - 12/2013: Rua coberta de neve e inicio de um dia de nevasca que nem os canadenses têm coragem de enfrentar.

Quando decidimos ir ao Canada, queriamos ver o frio. Não apenas vimos o frio como o sentimos. No meu segundo dia de viagem presencei uma grande nevasca. O oficio de turismo nos dizia para voltar para casa e não sair na rua por causa do vento e do frio (-25°C).

Não seguimos o conselho e continuamos nossa visita pela velha Quebec. Foi dificil aguentar o frio e a neve batendo na cara. Ficavamos um pouco na rua e depois de algum tempo procuravamos um lugar para se enquentar. Era um entra e sai, põe e tira roupa que no final da viagem eu não aguentava mais e pedia para voltar para o frio de 2°C na França.

Dizem que à partir de uma certa temperatura você não consegue mais distinguir -25°C de -15°C. Comigo não funcionou assim. -25°C é frio pra caramba, -15°C você consegue se andar e não sentir tanto a cara cortando. -5°C é verão, a cara não doi e da para ficar mais tempo na rua, muito mais agradavel.

Quebec - 12/2013: Igrejinha de Quebec e muita neve. 

Quebec - 12/2013: Hotel Château Bellevue. Achei que esse prédio fora um dia um castelo, mas não, ele foi construido mesmo para ser um hotel ...

Quebec - 12/2013: Rua da velha Quebec sob a neve. 

Quebec - 12/2013: Prefeitura de Quebec. 

Quebec - 12/2013: Pausa para uma poutine. Prato tipico canadense composto de batata frita, queijo que lembra mossarela e um molho por cima. Muitas calorias para aguentar o frio de fora!

Quebec - 12/2013: Museu da civilização do Quebec. Boa exposição sobre a historia da cidade de Quebec e dos povos nativos da região.

Quebec - 12/2013: Escultura "estroboscopica" de um felino pulando. 

Quebec - 12/2013: Parlamento do Quebec e um belo sol. 

Quebec - 12/2013: Parque ao lado da citadela. Sol maravilhoso, neve branquinha e frio de cortar a espinha. 

Quebec - 12/2013: Rio São Lourenço visto da citabela e outra margem do rio.

Quebec - 12/2013: Alguns prédios da cidade "nova".  

Quebec - 12/2013: Passeio dos Governadores e uma grande pista de luge à direita. 

Quebec - 12/2013: Canhões. 

Quebec - 12/2013: Hotel Bellevue e São Lourenço. Bela vista da cidade. 

Quebec - 12/2013: Ruazinhas da Velha Quebec enfeitadas para o Natal. 

Quebec - 12/2013: Ruazinhas da Velha Quebec enfeitadas para o Natal.  

Quebec - 12/2013: Ruazinhas da Velha Quebec e o imponente hotel no alto ao fundo. 

Quebec - 12/2013: Igreja Notre-Dame. 

Quebec - 12/2013: Rua e igreja de Nossa Senhora. 

Quebec - 12/2013: Prédios da Velha Quebec e à direita, um cubo branco, presente da França para o Quebec. Um homem olhando ... (os presentes da França ja foram melhores que um grande bloco de Lego).

Quebec - 12/2013: Parte baixa da Velha Quebec, muralhas e hotel ao fundo. 

Quebec - 12/2013: Blocos de gelo flutuando pelo São Lourenço. 

Quebec - 12/2013: Velha Quebec vista do São Lourenço ao entardecer. Paisagem digna de cartão postal.

Nenhum comentário: