10 de maio de 2014

Brasil: Cataratas do Iguaçu


O rio Iguaçu (água grande em Guarani) nasce na serra paranaense, percorre todo o estado até desaguar no rio Parana, na tríplice fronteira (Argentina, Paraguay, Brasil).
Alguns trechos do rio podem chegar à 1200m de distância entre as duas margens.

Quase no final do seu leito, as águas percorrem algumas corredeiras até chegarem numa falha tectônica que forma as famosas cataratas do Iguaçu.
Um volume imenso de água passa de 1200m de leito à 65m, provocando quedas de débito enorme.

São mais ou menos 275 cataratas formando um conjundo natural maravilhoso. Elas ficam num parque nacional, o que permite a preservação da mata.

As cataratas marcam a divisa entre a Argentina e o Brasil. É possivel visitá-las nos dois países.
Aliás, vou fazer um post sobre cada lado, pois eles são bem diferentes.

O parque nacional brasileiro fica uns 8km do centro da cidade Foz do Iguaçu. Tem um ônibus que sai do centro e vai até a entrada do parque.
Chegando na entrada você compra um ingresso e um ônibus interno te leva às diferentes trilhas que tem no parque (para mais infomações, consulte o site do parque)

Foz do Iguaçu - 02/2014: Mapa do Parque Nacional do Iguaçu.

A mais clássica é a « trilha das cataratas », de 1,2Km de extensão. O que eles chamam de trilha, na verdade é um caminho bem determinado no meio da floresta e pavimentado, igual a um zoológico.

 Ao longo dela você vê o que eu chamo de "cataratinhas". São as pequenas cascatas que formam o complexo.

Foz do Iguaçu - 02/2014: As "cataratinhas" do Iguaçu, vista do lado Argentino.

Foz do Iguaçu - 02/2014: Ha varios quatis no parque. Eles vêm atras de comida e são capazes de saltar em cima de você e até morder. Ha campanhas no parque para não alimentar esses animais.

Foz do Iguaçu - 02/2014: Um zoom de algumas cataratinhas. O que me impressionou foi a preservação da floresta e o carater selvagem da paisagem. A vegetação e o rio passando faz a paisagem ficar linda, so faltou o sol ...


Foz do Iguaçu - 02/2014: Cataratinhas ao longo do rio e chuva ao fundo.

Quase no final da trilha há uma passarela no pé de uma das grandes cascatas (são 19 cascatas principais, 5 estão no lado brasileiro). Só tenho a dizer que foi o melhor banho de chuva da minha vida, até agora.

A água da cascata vira spray com o vento, não tem como escapar dessa nuvem de água. Ela faz você perder alguns (ou muitos anos de idade) e te leva para aquele mundo infantil, onde brincar com agua é a mais pura diversão.

Você ri, salta de alegria, tem uma sensação de liberdade ... é a magica e beleza da natureza! Só de ter essa sensação, o passeio ja vale a pena.

Fiquei feliz de ver que ainda existem coisas bem preservadas e que possam ser apreciadas no seu estado original (ou quase original).
Fico pensando em como deveriam ser as Sete quedas de Guaira que foram inundadas para a construição de Itaipu. Elas eram as maiores quedas do mundo ...

Foz do Iguaçu - 02/2014: A passarela no pé de uma das grandes quedas.

Foz do Iguaçu - 02/2014: Vista do pé da queda, agua caindo para o proximo salto. No mapa do parque da para ver que a queda do lado brasileiro tem dois patamares.

Foz do Iguaçu - 02/2014: A foto não esta embaçada ... é o spray de agua que sobe quando a agua cai da queda. Algumas das grandes cataratas.

Foz do Iguaçu - 02/2014: Muita agua caindo. O barulho impressiona, o volume de agua é enorme!

Foz do Iguaçu - 02/2014: Vista das grandes cataratas, mas não as maiores (aguarde proximo post na Argentina!)

Foz do Iguaçu - 02/2014: A queda mais alta, muita agua!!!!!! São em média 1500m3 de agua por segundo.

Foz do Iguaçu - 02/2014: Vista de cima do rio, primeira grande queda do lado brasileiro. O rio vence um desnivel de 80 metros, a falha tectônica funciona como um funil, e a dinâmica dos fluidos explica a velocidade da agua caindo ...

As fotos das cataratas continuam no post sobre o parque Argentino ... mais bonito, na minha opinião.

Nenhum comentário: