29 de maio de 2014

Guerra e Paz - Portinari

O governo francês está expondo gratuitamente no Grand Palais (até 09 de junho), a obra « Guerra e Paz » de Candido Portinari (pintor brasileiro).

Esses quadros foram encomendados pelo governo brasileiro em 1957 para presentear a sede da ONU em Nova York.

A exposição é apresentada em duas línguas: francês e português. Achei estranho não ter inglês, mas dado que é um projeto Brasil/França, até se compreende.

Os quadros são gigantescos, têm 14 metros de altura e 10 de largura. A apresentação deles foi bem imaginada, um holofote é aplicado em cada parte das pinturas para mostrar os detalhes.

O tema de uma das obras é a « Guerra », a tristeza e sofrimento são representados nas expressões dos personagens, as cores frias são utilzadas.

A obra « Paz » ilustra a alegria, a tranquilidade e gestos simples que trazem felicidade, que lembram um infância despreocupada (crianças pulando cela, no balanço, dançando).

Olhando a Paz eu lembrei da minha infância despreocupada, olhando a Guerra fiquei impressionada com a maneira como Portinari conseguiu transmitir o sofrimento, a imbecilidade da guerra.

Para apreciar os detalhes dos quadros (porque minhas fotos ficaram horriveis) consulte esse site: http://www.guerraepaz.org.br/#/home

Paris - 05/2014: Paz 

Paris - 05/2014: Guerra, foco em uma das cenas da pintura. 

Paris - 05/2014: Guerra


Paris - 05/2014: Detalhe - cena de uma mãe chorando por seu filho morto, obra Guerra.

Nenhum comentário: