17 de maio de 2014

Argentina #13 : Parque Iguazu

A visita as cataratas não seria completa se não fizéssemos o lado Argentino.

Os dois conceitos de visita do parque do Iguaçu são diferentes. O lado brasileiro é mais urbanizado e proporciona mais conforto e comodidades aos visitantes.

O lado Argentino é mais selvagem, andamos mais no meio da natureza e a infraestrutura utilizada perturba pouco o meio ambiente. Além disso, tem muito mais coisa para ver e fazer no lado argentino que no brasileiro.

Passa-se facilmente um dia nos nossos vizinhos, enquanto que no Brasil três horas de visita são suficientes, se você não quiser pagar atividades extras.

Para ir para a Argentina nós pegamos um táxi. Porém é possível ir de ônibus de Foz do Iguaçu até Porto Iguaçu e de lá pegar um ônibus para o parque.

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: Entrada do parque. 

A experiência no lado Argentino foi simplesmente incrível. Primeiro pegamos um trem até a trilha que levava à Garganta del Diablo. O trem vai no meio da floresta e aos poucos você entra no clima de aventura, à la Indiana Jones.

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: Trem que serve de transporte entre as diferentes trilhas. Atenção, perde-se muito tempo com esse trem. Ele so passa a cada meia hora e se tem bastante gente, você passa horas na fila.

A trilha é feita de passarelas metálicas que estão disposta sobre o rio Iguaçu. É um mar de águas, cercado por uma vegetação exuberante.

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: Começo da trilha à tão esperada Garganta Del Diablo. 

As passarelas levam à Garganta del Diablo. Nesse ponto, as águas de 1200m de leito caem num penhasco de 65m de perímetro, criando uma série de cascatas.
Impossível descrever a sensação de ver aquele volume de água que vem calmo, precipitando-se num buraco estreito, tomando uma velocidade e força enormes. O barulho, a quantidade e força da água … muito único, muito impressionante, muita força da natureza.

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: Passarela sobre o rio Iguaçu e vegetação. 

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: O rio Iguaçu, agua à perder de vista! 

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: O buraco, a garganta del diablo. Onde a agua começa a cair ...

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: A força da natureza despencando rio abaixo. 

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: Placa descrevendo a emoção de estar nesse lugar!

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: As cataratas do diabo.

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: Uma vista indescritivel, simplesmente emocionante ...

Depois de presenciar tamanha beldade, seguimos para a trilha de baixo, onde podíamos observar as cataratas do lado brasileiro e observar mais de perto as « cataratinhas » que víamos do lado brasileiro.

Demos uma passada na trilha de cima, onde era possível ver as cataratinhas de cima, antes das águas cairem.

Era uma paisagem mais linda que a outra e isso porque não vimos o sol … Fico imaginando que com a luminosidade do sol e céu azul esse lugar é uma paraíso.

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: Névoa de agua ao fundo, na garganta do diabo. 

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: As "cataratinhas". 

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: Uma das cataratinhas mais de perto. O banho de agua não é o mesmo que no lado brasileiro. Por isso que os dois passeios se completam.

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: Conjunto de cataratinhas e vegetação tropical exuberante, com tonalidades de verde que eu ja tinha at esquecido que existia ...

Quando eu assisti o filme mais recente do Indiana Jones, eu via aquelas cascatas e imaginava se existia lugar assim no mundo. Hoje eu sei que existe e agradeço as pessoas que se bateram para esse lugar ser preservado.
Escrevendo esse post fiquei com vontade de voltar e até bateu aquela tristeza em saber que nós destruímos tantas coisas belas em prol de um progresso que me questiono se vale à pena.


Voltando ao passeio às Cataratas do Iguaçu, só tenho a dizer que vale muito à pena (especialmente o lado argentino) e que será uma experiência inesquecível, faça chuva ou faça sol !

Parque Iguazu Argentina - 02/2014: Agua despencando, paisagem de sonhos. A natureza é maravilhosa!!

Nenhum comentário: