19 de março de 2013

Circuito férias de julho 2012: Bretanha e Inglaterra


2012 foi um ano com tantas viagens que acho que vou passar 2013 falando dele …

Nesse ano, meus pais decidiram me visitar pela primeira vez depois de 9 anos de idas e vindas minhas entre Brasil e França.

Eles passearam por vários lugares, mas eu só acompanhei eles em algumas destinações, como a Bretanha e a Inglaterra.

Começarei uma série de posts sobre esses lugares que foram uma descoberta cultural e gastonômica para meus pais. Para mim foi uma alegria mostrar lugares que gosto e ver meus pais se deslumbrando com as belas paisagens francesas e com o lado cool de Londres.

A Bretanha

A Bretanha corresponde à região noroeste da França e é conhecida pela cultura particular de seu povo. A região era dominada pelo povo Celta e a religião predomiante era a druística até que o saxões invadiram a Grã-Bretanha e os ingleses migraram para a Bretanha. Junto com a nova língua e costumes, os ingleses trouxeram a religião católica para a região.

Fonte: Google maps - A Bretanha é a região hachurada do mapa.

A Bretanha era uma região independente até 1532 quand se uniu à França. A união ocorreu graças ao casamento do rei Charles VIII et da duquesa Anne de Bretagne em 1491.

Muitos privilégios foram concedidos à essa região em termos de impostos e julgamentos, o que favoreceu a união, terminando com guerras durante séculos.

Bom, toda essa história serve para mostrar que a Bretanha é uma região com forte tradição. Eles guardaram a língua bretã, as comidas, as danças. Eles são muito nacionalistas e adoram a região deles, achando que é o melhor lugar do mundo.

O circuito que fizémos nessa região foi o seguinte: Golfo do Morbihan (A), Auray (B), Carnac (C),  Quiberon (D) e Nantes (E)(não faz parte da Bretanha desde 1956).

                                                                   Fonte: Google maps - Circuito na Bretanha e Nantes.

Para começar a série (interminável) de posts, falarei das cidades vizinhas à Larmor-Baden (onde ficamos no Golfo do Morbihan).

Uma das cidades (Bono)  a gente espiou de uma ponte, mas a vista era bonita. Com casinhas ao fundo e barquinhos do outro lado. A região do Golfo do Morbihan atrai os franceses que adoram o mar e que adoram a Bretanha, pois suportar o vento e o tempo lunático da região não é para qualquer um.

 Bono - 07/2012: Saida do rio para o mar. Fila de barquinhos ao fundo.


                                            Bono - 07/2012: Cidade vista da ponte. Uma gracinha!

Por causa da proximidade com o mar, essa região tem um clima bem instável. Ora chove, ora faz sol, o vento sopra raivoso, o frio corta o rosto. Dizemos que as quatro estações do ano ocorrem em um dia na Bretanha. Há quem não goste do clima, mas eu acho que é melhor ter sol e chuva todos os dias do que céu cinzento sempre.

Outra cidade que visitamos rapidamente foi a Sainte-Anne d’Auray. Nesse local há o santuário de Santa Anna, a santa padroeira da Bretanha, a grande mãe bretã, mãe de Maria. 

A historia diz que ela apareceu no local para um pescador da região (Nicolazic , em 1623). Porém, dizem também que a Santa Anna substituiu a deusa Danu da religião celta, quando o cristianismo se instalou na região.

Algumas fotos da catedral-santuário que é bem bonita. 

 Sainte-Anne-d'Auray - 07/2012: Catedral de Santa Anna da Bretanha. Contruida em 1626.

 Sainte-Anne-d'Auray - 07/2012: Altar de Santa Anna.


 Sainte-Anne-d'Auray - 07/2012: Um do vitrais laterais da catedral.


                                                        Sainte-Anne-d'Auray - 07/2012: Altar dedicado ao Nocolazic.


 Sainte-Anne-d'Auray - 07/2012: Catedral de Santa Anna da Bretanha e jardim.


                                   Sainte-Anne-d'Auray - 07/2012: Local de penitência, em face à catedral.

          Sainte-Anne-d'Auray - 07/2012: Para pagar penitência, as pessoas têm que subir e descer os degraus de joelhos.

Nenhum comentário: