21 de abril de 2013

Nantes (2): O Castelo

Depois de uma visita às belezas naturais bretãs, fomos para Nantes, antiga capital dos duques da Bretanha.

Nantes é a sexta maior cidade francesa, com 800 000 pessoas na aglomeração (pouco para os padrões brasileiros). A cidade tem muita histórias para contar, apesar dos poucos vestígios. Ela é denominada cidade de arte et de história (ville d’art et d’histoire). Já falei um pouco da belle ville de Nantes nesse post aqui.

Poucos monumentos sobraram depois da guerra mundial, mas muita coisa ficou na lembrança dessa cidade considerada a de melhor qualidade de vida na França.

Eu morei em Nantes por dois anos e vivi outros três durante os finais de semana. Sou suspeita a falar dela, pois só tenho coisas boas para dizer.

Vou deixar o bla, bla de lado e passar ao que interessa: história e fotos.

Nantes fica no oeste da França e antigamente fazia parte da Bretanha (até 1941). Era a capital da Bretanha até a época em que a região se anexou ao reino da França.

O castelo foi construído no século XIII, mas a configuração atual data do século XV, um pouco antes da Bretanha fazer parte da França (1532). Nos séculos XVI et XVII o castelo torna-se residência real na Bretanha, depois caserna militar e prisão.

Nantes - 05/2009: Castelo dos duques da Bretanha.

Na década de 1990 eles restauraram completamente o castelo. As obras duraram até 2007. São mais de 5000m² de área a ser visitada. Eles transformaram o interior do castelo num interessante museu sobre a história de Nantes.


Nantes - 03/2008: Ponte de entrada do castelo dos duques da Bretanha.

Aqui seguem algumas fotos do castelo e do museu. Algumas fotos do museu são realmente interessantes, como um mapa de como otimizar o espaço de um navio negreiro. Ah, eu esqueci de dizer, mas Nantes foi uma das últimas cidades francesas a abolir a escravidão. O comércio negreiro era fortíssimo na região, o que ajudou a expandir, por exemplo, as indústrias de açúcar e biscoitos.

Nantes - 07/2012: Museu do Castelo de Nantes - peças de navios antigos.

 Nantes - 07/2012: Objetos ligados à cidade de Nantes - museu do castelo.

Nantes - 07/2012: Leme de navio todo pintado com a cidade de Nantes - museu do castelo.

 Nantes - 07/2012: Codigo do negro, publicado em 1685 por Colbert que falava sobre o estatuto de um negro na sociedade francesa. Esse codigo falava que o negro era uma "criatura de Deus" e ao mesmo tempo um movel!!! - museu do castelo.


Nantes - 07/2012: Quadro indicando como a "mercadoria" era disposta nos navios. Detalhe para a segunda imagem, com centenas de escravos deitados. Otimização total do espaço ... - museu do castelo.

Nantes - 07/2012: Documento explicando como dispor os escravos dentro dos navios. Cada desenhinho representa uma pessoa - museu do castelo.

 Nantes - 07/2012: Objetos conm idéias abolicionistas: "Não sou eu um homenho e teu irmão?" - museu do castelo.


Nantes - 07/2012: Maquete da cidade de Nantes no final do século XIX - museu do castelo. 

Nantes - 07/2012: Maquete de barco - museu do castelo.

Nantes - 07/2012: Rolo de fazer biscoitos da LU (Lefèvre Unique) - museu do castelo.

 Nantes - 07/2012: Ponte unica na Europa, criada por Gustave Eiffel. Pessoas, carros atravessam o rio através de um elevador transversal. Ela foi destruida durante a segunda guerre mundial  - museu do castelo.


Nantes - 07/2012: Muros internos do castelo - museu do castelo.

Nantes - 07/2012: Muros externos do castelo, oposto à entrada - museu do castelo.

Nantes - 07/2012: Passarelas que circundam o castelo - museu do castelo.



Nenhum comentário: