29 de abril de 2013

Assunto do momento: casamento homossexual


Desde o final do ano passado vejo nos jornais e nas conversas de bar o mesmo assunto: casamento homossexual.

Antes de discutir o tema, abro um parênteses para rápidas explicações.
Aqui na França a “situação homossexual” está mais evoluída que no Brasil. Os homossexuais não são mais espancados e podem viver como um heterossexual sem muitos tabus, ao meu ver. Há até um bairro em Paris onde a concentração de bares, boates e lojas atendendo ao público homossexual é maior (o Marais).
Confesso que na minha chegada à França, achava estranho ver garotos se dando a mão e garotas se beijando. Hoje isso não chama mais minha atenção e tenho até colegas que resolveram “sair do armário”, como dizem.

Depois da aceitação pública de demonstração de afeto entre homossexuais e de compartilhar uma vida em comum (criação do PACS), agora o assunto do momento é o casamento homossexual.

O novo presidente francês, François Hollande, eleito em maio de 2012, prometeu em seu programa eleitoral legalizar o casamento homossexual. Como promessa é dívida, ele quer autorisar na constituição o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A lei foi aprovada pela Assembléia, pelo Senado, pela Assembléia novamente. Agora o partido UMP pediu para o Conselho dos Sábios se pronunciar antes da promulgação da lei. Eles têm um mês para dar o veredicto e se disserem “sim”, o presidente pode decidir se promulga ou não a lei.

Grande bafafa toma conta do país, uns fazem de tudo para que a lei não seja promulgada, outros fazem de tudo para que esse avanço social, como dizem, entre na Constituição.

Os católicos sairam nas ruas para protestar e dizer que: “o casamento é um papai e uma mamãe”. Os judeus escreveram um manuscrito indicando os impactos na sociedade e na vida de uma criança decorrente desse tipo de casamento. Os muçulmanos não ouvi muito, mas na religião deles, homossexualidade é completamente proíbida e condenada, dando direito à pena de morte.

Fiquei surpresa ao ver que alguns dos meus amigos também eram contra à nova lei. Para eles, uma união entre pessoas do mesmo sexo não é casamento. Casamento é um conceito religioso, ligado à constituição de uma família, com um pai, uma mãe e um filho. Acham que esse tipo de união não deve se chamar casamento.

A grande polêmica do assunto não está na união dessa pessoas, mas na definição do que é uma família e como os filhos serão procriados/criados. Os homossexuais podem ter filhos através de uma procriação medial assistida (PMA)? A PMA vai gerar um comércio de compra/venda de bebés? Falaremos de aluguel do corpo humano uma família alugando barriga?  Como vai se comportar uma criança nascida desse casal? Não teria ela o direito de saber quem são seus pais genéticos? O que é família nessa nova sociedade?

Há quem diga que as crianças precisam ter referências do que é ser um pai e uma mãe. Quem disse que essas referências são necessárias? O importante é ser uma boa pessoa: ser ética, honesta e justa.

Eu não tenho respostas à essas perguntas, mas acredito que hoje o assunto é tabu porque a sociedade ainda incorpora valores que foram impostos séculos atrás para controlar população. Por isso tanta gente está com a mente fechada para qualquer discussão. O governo também bota pressão, pois tem que mostrar que está cumprindo o que prometeu e não deixa o assunto ser analisado profundamente.

No final, eu acho que o mais importante é o amor entre as pessoas. Se há amor, não vejo porque uma criança não pode ser criada por um casal homossexual reconhecido pela lei. Hoje há tantas famílias descompostas que ter dois pais é melhor que uma só mãe! Agora a questão da PMA, é um assunto a ser bem estudado, eu ainda não tenho uma opinião muito feita, preciso estudar melhor e isso pode virar assunto para um próximo post ...

Nenhum comentário: