1 de maio de 2013

30 Memórias dos 30 (2)


Vaga-lumes. Hoje não vejo mais vagalumes. Na verdade eu nunca vi nenhum em São Paulo. Só vi quando era pequena, no interior, na casa dos avós.

Tinha uma época que a gente brincava de catar pirilampos. Depois prendia ele numa caixinha de fósforo, para ter a luz eterna.

Mas o vaga-lume não piscava sempre. Nunca achei uma lógica no piscar deles ... só depois de grandinha aprendi que o piscar misterioso vinha de reações químicas, fósforo eu acho. Mas ainda não sei porque eles piscam e prefiro ficar na ignorância da minha infância.

Uma noite, houve um blackout na cidade e tudo ficou escuro. Só tinha a luz da lua e das estrelas. Eu me lembro da lua cheia e de toda a família saindo na rua. A criançada (eu) brincando no meio da rua.

De repente, como por mágica, lembro da revoada de vaga-lumes. Tudo piscando verde, naquele escuro prateado de lua. Mágico!!

Hoje não tem mais escuro, nem vaga-lume ... triste

Nenhum comentário: