30 de maio de 2013

Assunto do momento: o tempo

Ainda estão falando do casamento homossexual (ontem celebraram o primeiro casamento entre dois homens de mesmo sexo), mas fora esse assunto, acho que o mais comentado entre todos os franceses é o tempo.

A méteo (previsão do tempo) é um esporte nacional. Não é conversa para ser jogada fora com qualquer um. A maioria dos franceses seguem a méteo quotidianamente.

E não é apenas saber se vai chover ou não e qual será a temperatura. Tem os ciclones e anti-ciclones, o vento mistral, as rajadas de vento, o índice pluviométrico, etc.

O que tanto se discute atualmente é o tempo horroroso que está fazendo. Já estamos quase no final da primavera e nada de calor e sol. As temperaturas estão de 5°C a 10°C abaixo da média e não tem sol. Céu cinza e chuva todos os dias e no país inteiro !

O povo já não aguenta mais. O inverno foi chatinho, com bastante neve e agora nós queremos sol, queremos usar as roupas de primavera e abandonar o casaco pesado. As lojas não conseguem vender as roupas de verão, cidades foram alagadas por conta do nível dos rios, as pessoas estão deprimidas (francês reclamando não é fácil), as videiras não florescem, caos total !

Fazia tempo que as temperaturas não baixavam tanto e que os dias de sol não eram tão reduzidos. Uma das explicações para esse transtorno meteorológico é o aquecimento global. Faz mais frio porque faz mais calor. Contraditório, não ?

De acordo com especialistas, as zonas glaciais estão esquentando por causa do efeito estufa e criam zonas de alta pressão nos pólos. O ar frio presente nas latitudes mais baixas (Europa, Estados Unidos) não vai embora (zona de baixa pressão) e fica bloqueado, nos proporcionando esse lindo tempo.

O efeito estufa faz a banquise diminuir e aumenta a área de oceano. O oceano absorve mais a luz solar que o gelo e esquenta a atmosfera, gerando uma zona de alta pressão.

Outros cientistas dizem que o fenômeno não tem nada a ver com o aquecimento global e que são fenômenos naturais que ocorrem de tempos em tempos.

Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto. O tempo é tão imprevisível (as previsões normalmente não são exatas de um dia para o outro) que não podemos confirmar o aquecimento global. Além disso, as temperaturas da Terra estão estáveis nos últimos 20 anos.

A única coisa que eu sei é que não aguento mais esse tempo pourri (podre) e que eu quero sol !! Veremos o que será do verão …

Nenhum comentário: