1 de junho de 2013

La Roche-Guyon


Meu namorado gamou no site francês « Les plus beaux villages de France » (Os vilarejos mais bonitos da França) e agora nós estamos à caça das cidades mais bonitinhas da França.

Já visitamos três vilarejos próximos à nossa região e pretendemos encher nossos finais de semana de verão com eles, na medida do possivel (principalmente da distância).

O primeiro deles, que foi uma supresa para mim, pois não estava esperando muita coisa da visita, foi o vilarejo de « La Roche Guyon ». Essa cidade fica a uns 80Km de Paris, na beira do rio Senna, na região de falésias do rio e é o unico vilarejo bonito da Ile-de-France.

Fonte: Google Maps - La Roche-Guyon é o ponto "A" do mapa.

Na cidade há o castelo de « La Roche-Guyon » que faz a cidade ser um charme.

A região é habitada desde a pré-história, mas foi só em 1190 que construiram uma torre de menagem (donjon) no alto da falésia, para observar os inimigos e ter uma vista privilegiada da região.

La Roche-Guyon - 04/2013: Castelo de La Roche-Guyon visto do jardim.

La Roche-Guyon - 04/2013: Rio Senna visto da torre de menagem.

Esse primeiro castelo, dito troglodita, foi construído na falésia. Até hoje há uma escadaria completamente escavada na rocha. Interessante experiência percorrê-la, principalmente por estar dentro da rocha e pelos degraus enormes de deixar sua batata da perna dolorida.

La Roche-Guyon - 04/2013: Escada troglodita no alto da falésia.

La Roche-Guyon - 04/2013: Interior da escada troglodita.

La Roche-Guyon - 04/2013: Pombal da torre de menagem - na época em que smartphones não existiam.

No século XIII construíram um castelo na parte baixa da rocha. O castelo foi expandindo ao longo dos séculos e das famílias que ali moraram. Durante a Guerra dos Cem Anos, o castelo sobreviveu aos ataques ingleses, graças às suas defesas.

La Roche-Guyon - 04/2013: Fachada do castelo medieval do século XIII. Parede e falésia se encontram.

La Roche-Guyon - 04/2013: Antiga entrada do castelo do século XIII que resistiu ao ingleses durante a guerra de Cem Anos.

Em 1659 o local passa às mãos da família La Rochefoucault e é na época das luzes que ele é modificado e ganha um estilo mais barroco e renascentista.

La Roche-Guyon - 04/2013: Entrada do castelo do século XVII. Estilo mais renascentista.


La Roche-Guyon - 04/2013: Escadaria de entrada e acesso ao segundo andar do castelo.

La Roche-Guyon - 04/2013: Salão de recepção e festas. Detalhe para o teto de madeira trabalhado e pintado.


 La Roche-Guyon - 04/2013: Uma das salas do castelo, no maior estilo barroco com parades de madeira encastradas. Durante o século XIX a proprietaria do castelo vendeu todos os moveis, restando apenas a peça de madeira da foto, que não pode ser retirada, pois esta esculpida na parede de madeira!


La Roche-Guyon - 04/2013: Roupa da época e mapa da região, mostrando o dominio dos La Rochefoucault.


 La Roche-Guyon - 04/2013: Tapeçarias feitas pela manufatura de Gobelins (prestigiadissima na época). Tecidas com fios de ouro, as tapeçarias contam a historia de Esther, uma rainha judia.


La Roche-Guyon - 04/2013: Corredor de acesso à capela que fora esculpida na falésia.


La Roche-Guyon - 04/2013: Capela do castelo.

 A duqueza da época era muito culta e avanguardista. Ela recebia no seu salão vários personalidades ilustres da época, como D’Alembert, Turgot, etc. Até um teatro ela mandou construir no subsolo do castelo !

Os La Rochefoucault eram queridos da população local, pois eles instalaram várias benfeitorias no vilarejo como : fonte de água limpa de acesso público, pomar e horta comunitários (jardim em frente ao castelo), defesa da região.

 La Roche-Guyon - 04/2013: Pomar em frente ao castelo que era comunitario entre o povo do vilarejo e os senhores do castelo.


La Roche-Guyon - 04/2013: Jardim visto da torre de menagem.

Para terminar a história do castelo, ele foi tomado pelos alemães na época da Segunda Guerra Mundial e serviu de base militar alemã. Eles até construíram abrigos encravados na falésia.

La Roche-Guyon - 04/2013: Abrigo nuclear feito pelos alemães. Na foto não aparece, mas atras de mim havia um grande bloco de concreto (uns 60 cm) revestido de chumbo para proteger o povo da radiação em caso de ataque nuclear.


La Roche-Guyon - 04/2013: Cadeira elétrica ... para sumir com alguns presos.

A visita do castelo é interessante, principalmente se acompanhada de um guia (gratuito), pois a história do castelo não é detalhada no panfleto que eles distribuem.

Nenhum comentário: