20 de maio de 2013

Indignação


Eu sei que é tarde para eu comentar sobre esse assunto, mas preciso falar sobre minha indignação.

Hoje estava arrumando uns arquivos antigos do computador e me deparei com um guia da nova ortografia da lingua portuguesa.

O guia já data de 2008 (sim o tempo passa), mas ele continua me aborrecendo. A maioria das regras de acentuação que eu penei para aprender e para utilizar corretamentamente foram extintas.

Na verdade, o fato de eu não ter acento agudo no teclado francês calha bem com a nova ortografia, dado que muitas regras de acentuação foram por água abaixo.

E para que tudo isso ? Para emburrecer a língua e se adequar ao povo que não tem força de vontade para estudar e de empregar a língua portuguesa.

Ah, é mais fácil falar errado que fazer esforço para falar direito. Por que eu vou aprender a conjugar verbo direito e acentuar palavras corretamente ? Meus amigos só vão me zoar …

Dizem que a língua é viva e evolui ao longo dos tempos. É verdade que na época de Machado de Assis as palavras eram bem empregadas, pronomes pessoais pronunciados de boca cheia e tudo na maior educação, formalidade e elegância.

Hoje a pessoa não te chama de vosmecê, mas de « cê ». « Qué q’cê tá fazendo ? »
Hoje não importa se tem « menos » ou « menas » gente, o importante é a mensagente passada, pois o mundo anda tão corrido que não dá tempo de pensa rem falar direito. O mais importante é passar a mensagem, num clicar de mouse.

Que as coisas estejam mais modernas, mais conectadas ou mais rápidas a única coisa que eu sei é que sou careta e me incomodo muito com a mudança da ortografia.

Não consigo escrever « vêem » sem o circunflexo, nem “lingüiça” et « cinqüenta » sem o trema. Muito menos “pêlo” sem o famoso chapéuzinho ou caracóis sem o agudo !

Talvez um dia eu adira ao mundo da tecnologia e (des)informação e seja mais modernosa. Nesse dia escreverei de acordo com a ortografia em vigor … veremos o que o futuro nos reserva.

Nenhum comentário: