16 de outubro de 2013

30 Memórias dos 30 (26)

2003 era meu primeiro Natal longe de casa.
Aproveitando as férias de final de ano, resolvemos ir à Itália, passar Natal em Roma e Ano Novo em Veneza.

Dia 24 em Roma, fizemos nossa janta de Natal numa espécie de fast food de pizzas e partimos para a praça São Pedro.
A idéia era acompanhar a missa do Galo do Vaticano. Um lugar mais natalino não existia.

A praça estava lotada de gente de todos os cantos do mundo. Freirinhas e padres por todos os lados.
Para entrar na missa do Vaticano era preciso ter um ingresso e atravessar barreiras de segurança.

Eu estava à toa e sozinha, perto do grande presépio, quando de repente, um padre escossês começou a puxar conversa.
Conversa vai, conversa vem, ele me disse ter ingressos sobrando para entrar na missa do Vaticano.
Não hesitei e disse que queria o ingresso. Não só ganhei o ingresso, como ele arranjou outros vinte para os brasileiros que estavam comigo.

Nossa, fiquei muito feliz, não acreditava que eu ia passar o Natal na missa do Galo com o Papa João Paulo II.
A próxima etapa era passar a barreira de segurança para conseguir um lugar na missa.
Só me lembro de ter muita gente, uma bagunça na fila (no melhor jeito italiano e brasileiro de ser : ninguém respeitando nada !) e no final acabei ajudando as freiras a pular a barreira e peguei carona com  elas.

Não consegui um lugar sentada, mas conseguia ver o corredor por onde o Papa entrou e dava para ver o altar também.
Eu vi o Papa de pertinho, ele estava tão velhinho, todo curvado, com dificuldade para falar.
Foi simplesmente emocionante acompanhar a missa e ouvir algumas palavras em português. Algumas frases eram pronunciadas em várias línguas.

Saímos da missa super tarde, sem esperar ela terminar. Não havia mais metrô e tivemos que nos virar para achar um táxi.
Arranjamos um cara que estava aproveitando a ocasião para transportar pessoas, no melhor jeito ilegal italiano.
Para negociar o preço foi um sufoco. Socamos seis pessoas num táxi e pagamos uns 25 euros.
A noite de Natal foi emocionante e terminou engraçada. Algo único e mágico que acho que nunca mais viverei.

Vaticano - 12/2003: Missa do galo e Papa João Paulo II - a foto esta péssima, mas é unica que tenho ...

Nenhum comentário: