23 de outubro de 2013

30 Memórias dos 30 (27)

Outro dia estava lendo um texto sobre a influência da Cecília Meirelles na educação brasileira. Nesse texto havia um trecho sobre a importância de aceitar as mudanças da sua época e não ficar indiferente ao futuro.  As discussões datam de 1930, mas retratam um sentiment e uma situação que são bem atuais.

Lendo isso pensei na minha reticência em trocar meu cellular velhinho por um smartphone. Quando troquei fiquei contente com as funcionalidades que o novo me propõe e fiquei feliz de incorporar as tecnologias da minha época no meu dia à dia.

Essa reflexão me fez pensar na quantidade de evoluções tecnológicas que eu vi passar nesses meus poucos anos de vida e me deu a idéia de fazer um post. Daqui alguns anos tudo será bem velho e a criançada poderá dizer : « olha minha vó escreveu que na época dela era assim … »

O mundo virtual entrou em casa em 1998 quando meu pai trouxe o computador. Eu comecei usá-lo para os trabalhos de escola, mas não sabia direito como navegar na Internet ou que sites acessar. Lembro-me que era preciso conectar o modem no computador, um fio do modem no telefone e um fio do telefone no modem.

Era aquele monte de fio atravessando a casa, vira e mewe um tropeçava, a conexão caía …
Para conectar tinha que abrir um portal, se conectar com senha e depois vinha o barulhinho : « trruuuu trrriiii trrriii … », que você torcia para não parar e perder a conexão.

Como demorava para acessar uma página. Era meia hora para abrir, meia hora para clicar, meia hora para receber o resultado … As páginas ainda eram rústicas, sem muita preocupação com ergonômia ou estética.

Lembro de acessar uma página que tinha fundo preto e letras amarelas … dava vontade de sair correndo.  Pesquisa era só no site do Google, não tinha essa de usar a barra de tarefas para fazer uma pesquisa rápida. 

Fui ter meu primeiro e-mail quando entrei na faculdade em 2001. Era o Outlook da escola e o yahoo. Tinha AOL e BOL na época também. Comunicávamos por ICQ, um precursor do MSN (que nem existe mais). Na época que estava na França, não havia ainda Skype e eu falava com minha família usando uns cartões internacionais ou por e-mail mesmo.

Os trabalhos eram salvos em disquetes de 1,44M, pretinho e quadrado. As vezes era necessário dividir um trabalho em dois para caber nos disquetes. Hoje é raro (ou nem existe) um computador com leitor para esse tipo de suporte.

Em 2003 apareceram os CDs que tinha mais espaço que os disquetes. Depois vieram os CDs regraváveis e em 2005 comprei meu primeiro pen drive. Lembro que foi uma compra coletiva do centro acadêmico da escola francesa. Tinha 180M de espaço !!!

Nossa vida foi otimizada, a estocagem de informação foi facilitada assim como a comunicação das informações. Hoje não há mais necessidade de comprar toda a enciclopédia ou passar a tarde na biblioteca.

Tudo se encontra na Internet ou wikipedia !! A informação está ao alcance de todo mundo, mesmo se a qualidade da fonte não é inteiramente garantida.

Além do computador, celulares e câmeras fotográficas evoluíram enormemente. Lembro do cellular tijolão que eu tinha, com um visor pequeno e sem cores. Depois apareceram os aparelhos com visor colorido, eles ganharam mais funcionalidades como camera fotográfica, músicas, etc.

Hoje os smartfones são pequenos computadores portáteis que te permite fazer tudo : telefone, câmera, e-mail, GPS, mil aplicações, cartão de pagamento, contato com o mundo inteiro!

A tecnologia avança a passos largos e às vezes não nos damos conta de quanto as coisas evoluiram e mudaram. Daqui há alguns anos, tudo o que eu escrevi será ainda mais obsoleto.

Nenhum comentário: