10 de julho de 2014

Para não esquecer ...

2014, copa do mundo no Brasil.

Eu acompanhando de longe, querendo estar no Brasil para viver o clima de festa da copa de 94 que guardei na memória.

Depois do primeiro jogo do Brasil contra a Croácia, com penalti roubado, achei que o Brasil não seria campeão. Confiava neles até a chegada nas quartas de final, mas tinha dúvidas se passariam dela.

Jogaram bonito e com garra contra a Colômbia até que Thiago Silva fez uma falta burra e estava desqualificado da semi-final e até que Neymar quebrasse as costas.

Isso foi suficiente para minimizar as esperanças de uma vitória na semi-final contra a Alemanha, que desde o início vem jogando bem e teve todas as vitórias.

Como tinham melhorado no último jogo, achei que o Brasil teria alguma esperança de ganhar, vai que bate ...

No dia do jogo eu estava super anciosa, meu nacionalismo apagado pelos anos no exterior ressurgiu, me vesti de verde-amarelo, superstições antigas vieram à tona, cantei alto o hino, gritei “Vai Brasil” e estava de torcer para o país que eu abandonei.

Nos primeiros minutos do jogo os brasileiros tentaram marcar algum gol, mas não conseguiram finalizar. Pouco depois a Alemanha cobra um escanteio e voilà o primeiro gol de cabeça da Alemanha.

Hum, pensei que seria difícil recuperar o gol, a França saira da copa na mesma configuração.

De repente, o segundo gol alemão saiu. Putz, agora sim iria ser complicado, geralmente os jogadores brasileiros têm cabeça fraca e se deixam abalar pela emoção. Porém, ainda estávamos nos 22 primeiros minutos do jogo, ainda tinha tempo de reverter a situação.

Apenas dois minutos depois, a casa começou a cair, desmoronar. Terceiro gol de Kross, quarto gol de Kross (não, não é um replay), quinto do Khedira num espaço de 4 minutos !

Não vou conseguir descrever a sensação do momento, mas foi um sentimento de desespero, de fim, de vazio, de desamparo. Não era possível o que estava acontecendo ? Como assim 4 gols em 6 minutos ? Agora ferrou tudo, acabou. E o pior, estamos sendo humilhados.

Os alemães estavam felizes, rindo da goleada. A brasileirada chorando, sem reação, um buraco se abrira no chão. 5x0 em 30 minutos de jogo! O que vai ser dos outros 60 minutos?

Sinceramente, eu acho que durante a pausa a Fifa deve ter ligado para o técnico alemão para pedir e-n-c-a-r-e-c-i-d-a-m-e-n-t-e (não resisti em escrever como no Dom Quixote) para não marcarem mais gols. No segundo tempo eles deixavam o Brasil avançar mais e não concluiram alguns passes que podiam render em mais humilhação.

Eu só gostaria que o placar não aumentasse mais, para a vergonha do dia seguinte ser menor. Já não basta eu aguentar o « Et 1, et 2, et 3 zéro » dos franceses, agora é o povo me mandando mensagem dizendo que a França perdeu com mais dignidade. Merci Brasil ! Love you !

Porém, não temos tudo o que queremos e no segundo tempo mais dois gols passam pelas mãos de alface do Júlio César.

A partir do sexto gol, foi rir para não chorar, tão surreal. Veio o sétimo e as apostas sobre o número final de gols só aumentavam. Para salvar o que restava da honra brasileira, a Seleção fez um gol nos últimos minutos.

Para finalizar o relato desse fracasso, ao qual inúmeros adjetivos podem ser atribuídos, deixo uma frase das manchetes francesas : « 7-1 croyable » (sept un croyable – é inacreditável) !


Ah, e parabéns pelo show Alemanha …

Fonte: Le Monde - 09/07/2014

Nenhum comentário: