5 de julho de 2014

Islândia: Thingvellir

Alguns islândeses gostam de dizer que os ‘Things’ foram os primeiros parlamentos do mundo.
Os « Things » eram reuniões que islândeses de várias regiões faziam para resolver problemas júridicos. Como o país não tinha rei ou governador, esses conselhos ajudavam a manter a ordem e fazer justiça.

As sagas islândesas (textos escritos nos séculos XI, XII) contam bem o funcionamento desses juris. O “Althing” era o juri nacional que acontecia uma vez por ano e reunia os casos mais difíceis de todo o país.

Durante o « Althing » as pessoas traziam seus amigos e famílias, armavam tendas e ficavam vários dias negociando, até chegar à um acordo que podia ser a pena de morte ou pagamento em espécie. O pagamento era feito através da coleta de dinheiro das pessoas que tomaram partido de uma das pessoas julgadas. Então, quanto mais amigos você tivesse, mais dinheiro você coletava para pagar sua pena.

Bom, toda essa história é uma digressão para falar de Thingvellir, o sítio onde o “Althing” ocorria desde a descoberta da Islândia (por votla do ano 900).

Thingvellir não é apenas um lugar de importância histórica, também é nesse local que se encontram as placas indo-americana e européia. É a linha entre o antigo e o novo mundo.

Lugar bonito, onde é possível ver claramente uma placa sobre-mergendo a outra.

Islândia - 05/2014: Montanhas logo saindo de Reykjavik e à caminho do parque nacional de Thingvellir. 

Islândia - 05/2014: Planicie coberta de grama e neve em pleno mês de maio!

Islândia - 05/2014: Lago Thingvellir ao fundo e pedras empilhadas (moledros). Nesse lugar as pessoas param para fazer esses montinhos e assim deixam a obra de arte delas no local.

Islândia - 05/2014: Parque Nacional de Thingvellir. aqui em cima fica o novo mundo e la embaixo o antigo ...

Islândia - Thingvellir - 05/2014: Planicie onde os "Althings" eram realizados. Lugar lindo ...
 Islândia - 05/2014: Paredes da placa Indo-Americana. 

Islândia - 05/2014: Placas rochosas de Thingvellir, detalhe para a rocha cheia de estrias na parte baixa da foto.

Nenhum comentário: