12 de julho de 2014

Islândia: Geysir

A Islândia é um país vulcânico, quer dizer que suas terras foram criadas à partir de erupções vulcânicas que ocorreram à milhões, bilhões de anos (?).

Porém, o vulcanismo não é coisa do passado nesse país e ele ainda é moldado pelos extravazamentos de magma (ex. Eyjafjalljokull em 2011, Hekla em 2000). Percorrendo o país há regiões inóspitas e abandonadas, onde nem a tundra ousa se instalar.

Por causa dos vulcões, há muitas coisas bizarras na Islândia. Uma delas são as fontes de água quente e borbulhante que brotam do solo. Esses lençóis de água estão em contato com o magma e como um rio saem à superfície dando seu ar da graça.

A primeira fonte de água fervente foi denominada Geysir e desde então, essas fontes quentes que saem à surpefície com pressão em forma de jato são chamadas de geiser.

Perto de « Thingvellir » há uma região com vários geisers. Você chega num estacionamento, atravesa a rua e de repente está num outro mundo onde fumaças saem do solo.

Aproximando-se, você vê piscininhas de água borbulhando, como se fosse um grande caldeirão de água fervendo.

Mais à frente um buraco grande, pessoas em volta e de repente, um grando jato de água sobe aos céus, criando um espetáculo curioso. É « Strokkur » o segundo geiser mais ativo do país.

Andando mais um pouco, sem ninguém por perto, jaz o pai de todos os geisers :« Geysir ». Esquecido pelos turistas, pois não faz mais nenhuma apresentação, não expele mais água nenhuma. Mas não tem problema, nós lembramos dele.

Um espetáculo curioso, que te hipnotiza. Não dá vontade de sair dali. Você quer esperar os próximos dez ou quinze minutos, para ver novamente  aquela bolha azul aparecendo antes da água voar aos ares e molhar alguns desavisados …


Efêmero, curioso, único, inesquecível.

Islândia - 05/2014: Sitio de Geysir, onde os geisers brotam do chão. 

Islândia - 05/2014: Pequena fonte de agua fervente, o pequeno Geysir. Os grandes geisers ja foram pequenos um dia.

Islândia - 05/2014: Strokkur explodindo nos ares. O maior geiser em atividade atualmente.

Islândia - 05/2014: Piscina de agua quente e Strokkur explodindo ao fundo. 

Islândia - 05/2014: Geysir, o pai de todos os geisers, agora inativo. Parece que quando colocam uma substância, conseguem fazê-lo explodir, mas isso é so em ocasiões especiais.

Islândia - 05/2014: Paisagem atras do sitio dos geisers, achei bonita ... 

Islândia - 05/2014: Pequeno geiser "natural". Na verdade esse geiser estava perdido na propriedade atras dos geisers turiscos. Em muitas regiões da Islândia eles aparecem dessa forma e são usados como fonte de energia.

Nenhum comentário: