19 de julho de 2014

Islândia: e suas cascatas

Além de gelo e montanhas, a Islândia tem muitas, muitas cascatas. Algumas delas delas são alimentadas pelo desgelo da neve que fica acumulada no pico das montanhas.

Devo ter visto todos os tipos possíveis de cascata : caindo do alto de montanha, atravessando canyon, no meio de pedras, de fendas, da neve, etc.

A primeira cascata que vimos foi a Gullfoss. Ela fica pertinho de Geysir e faz parte do « Círculo de Ouro » da Islândia (lugares a serem visitados próximo à capital e que dão uma idéia do que pode ser visto na Islândia).

Gulfoss - Islândia - 05/2014: Fenda no leito do rio que forma a cascata Gulfoss.

Gulfoss - Islândia - 05/2014: Detalhe para o leito do rio acidentado.

Gulfoss - Islândia - 05/2014: Visão geral da cascata e mostrando que a Islândia vira um outro pais sob o sol. O que era cinza vira amarelo com o sol. Para os mais observadores, da até para ver um arco-iris ... à esquera da foto ...

Essa queda d’água é formada por um desnível no rio de 32m. Um projeto de construção de barragem hidrelétrica havia sido previsto nessa área, mas felizmente conseguiram anulá-lo. A queda é realmente bonita e seria uma pena não tê-la mais.

Nosso segundo dia de viagem foi rico em visitas de quedas d’água. Visitamos Seljalandsfoss, um queda formada de 60m, do alto de uma montanha. O diferencial dessa cascata é que é possível caminhar atrás dela.

Seljalandsfoss - Islândia - 05/2014: E possivel andar atras dessa cascata. Impressionante!

Seljalandsfoss - Islândia - 05/2014: Quada d'agua vista de longe.

Nós achamos bem perto (uns 800m) de Seljalandsfoss uma queda d’água (Gljúfurárfoss – nome praticamente impronunciável) que é para mim a mais impressionante e bonita que já vi. O que impressiona não é sua altura, mas as rochas que estão em torno dela.

A cascata fica no meio de uma fenda. Para entrar onde a água cai é preciso passar no meio de algumas paredes de rocha enormes e estreitas. Você fica cercado de rochas e a água caindo na sua cabeça. Surpreendente !

Gljufurarfoss - Islândia - 05/2014: Fenda que nao parece ter nada de exceptional.

Gljufurarfoss - Islândia - 05/2014: Mas na verdade a fenda esconde uma maravilha da natureza.

Gljufurarfoss - Islândia - 05/2014: Uma bela cascata, para você admirar sozinho, sem nenhum turista ...

Depois de ver essas duas cascatas, passamos por Skogafoss e confesso que fiquei decepcionada. Além de uma grande queda, ela não tinha nenhum diferencial.

Skogarfoss - Islândia - 05/2014: Grande queda d'agua, mas não tão impressionante assim ...

No norte do pais, visitamos a catarata mais potente da Europa : Dettifoss. Ela é alimentada pelas águas da geleira Vatnajokull e fica num rio que me parecia mais um canyon por causa das paredes de pedra que cercavam as margens do rio.

Apesar de termos visitado a Islândia em maio, nessa época ainda há muita neve no norte do país. Eu sinceramente não esperava ter que caminhas os 2km que separava o parking da cascata em cima de neve com mais de um metro de profundidade.

Por causa da quantidade de neve, havia apenas um caminho balisado, então nosso ponto de vista da cascata era bem limitado. Apesar da dificuldade, foi interessante ver uma queda d’água num ambiente invernal e com gelo por todos os lados.

  Dettifoss - Islândia - 05/2014: Queda d'agua em rio que mais parece um canyon.

Dettifoss - Islândia - 05/2014: Queda vista de "frente".

Dettifoss - Islândia - 05/2014: Margend do rio antes da queda e paisagem branquinha.

Dettifoss - Islândia - 05/2014: Detalhe da fenda onde a agua cai.

Godafoss é a cascata dos deuses. Diz a história que a pessoa que pronunciou oficial a religião católica na Islândia jogou estátuas de deuses nórdicos nessa queda para mostrar que a religão pagã fora deixada de lado (na verdade, segundo as sagas islândesas, as pessoas podiam guardar seus cultos pagãs, desde que não os fizesse em público).

Ela também é bonita e impressionante pelo seu volume. Porém, depois que você vê uma, duas, três, quatro quedas, infelizmente as outras ficam com menos graça …

Godafoss - Islândia - 05/2014: Conjundo de multiplas quedas d'agua.

Godafoss - Islândia - 05/2014: Detalhe da agua "furando" a rocha.

Duas outras cascatas conhecidas na Islândia e que atraem vários turistas são Hraunfossar e Barnafoss.

Hraunfossar é um conjunto de cascatinhas que brota do meio das pedras.

Hraunfossar - Islândia - 05/2014: Conjundo de cascatas que aparecem de dentro das rochas.

Barnafoss é uma queda d’água formada no leito do rio e onde o ditado « água mole em pedra dura, tanto bate até que fura » é comprovado !

Barnafoss - Islândia - 05/2014: Ria o estreito formando a cascata.

Barnafoss - Islândia - 05/2014: Agua batendo na rocha e formando buraco. Muita velocidade e força.

Ao longo da nossa volta à ilha em 8 dias passamos por inúmeras cascatas que ficavam à beira da estrada e que surgiam do nada das encostas das montanhas. Um espetáculo da natureza, um anúncio de verão …

Islândia - 05/2014: Cascata no meio da estrada, em algum luga no leste do pais.
 
Islândia - 05/2014: Cascata numa propriedade no sul do pais.

Islândia - 05/2014: Cascatinha perdida no meio das rochas - sul do pais.

Nenhum comentário: