26 de julho de 2014

Viagem Lot: Pech Merle et Cabrerets

Pech Merle é uma gruta que fica na região de Cabrerets. Ela é conhecida pelas suas pinturas pré-históricas e nos chamou atenção, pois não é uma reprodução, como Lascaux.

Nessa caverna são representados bisons, mamutes, cavalos e representações de figuras humanas ou divinas.

Para dizer a verdade, eu estava mais interessada em ver Lascaux que grutas menores, mas quando fiquei sabendo que Lascaux era uma reprodução da gruta original (construída para garantir a preservação do local), decidi visitar uma caverna com desenhos originais.

Pech Merle (colina elevada) era a mais próxima da nossa rota, eu não estava esperando muito dessa visita, mas fiquei impressionada e emocionada depois de ver o que nossos ancestrais tentaram desenhar.

O mais interessante era que os pintores aproveitavam a forma da rocha para dar forma à sua pintura. Foi dessa idéia que saiu a pintura do cavalo. A cara dele foi pintada na rocha que faz uma curva entre a cabeça e o pescoço.


Segundo o guia, o pintor usava óxido de ferro nas pinturas. Ele pegava um pouco na mão, enfiava na boca e cuspia a preparação na parede ou na mão.

São desenhos que datam de 25000 A.C. e que são bem melhores que os desenhos, que eu mulher moderna, faço.

Pech Merle - 05/2013: Museu de Pech Merle e reproduções das pintures expostas na gruta. 

Pech Merle - 05/2013: Fotos do cavalo e detalhe do peixe (à direita) que foi desenhado inicialmente atras do cavalo.

Uma visita a ser feita e que te transporta ao passado. Na gruta você tenta imaginar o ancestral descobrindo o lugar na penumbra, expressando sua percepção do mundo nas paredes, descobrindo do que os seres humanos são capazes.

A cidade de Cabrerets também é bonitinha. Ela fica na encosta da grande colina e nesse muro ha varias casas trogloditas (casas esculpidas na rocha pelos homens pré-historicos).

Cabrerets - 05/2013: cidade na borda da rocha.

Cabrerets - 05/2013: Casa troglodita (centro da foto).

Nenhum comentário: