9 de agosto de 2014

Viagem Lot : Cahors e vinhas do Lot

Não só de belas cidades vive o Lot. A região é também produtora do vinho de apelação Cahors.
Os vinhos dessa apelação devem ser produzidos na região e as vinhas estão localizadas no vale do Lot (o rio que corta a região).

O Cahors  é um vinho pouco popular por causa da força dos seus taninos. O vinho é praticamente feito com um só tipo de uva (malbec) que lhe confere uma cor escura.

Eu particularmente adoro esse vinho, ele é encorpado, libera vários aromas e tem um custo/benefício muito bom. Um dos objetivos da viagem também foi visitar nossos produtores preferidos e adquirir garrafas diretamente com eles, sem passar por intermediários. 

Saindo da cidade de Cahors (nossa base) pegamos a estrada que beira o Lot. Passamos no meio de cidades charmosas, vinhas graciosas e descobrimos uma maravilha da idade medieval, a igreja de São Pedro em Martignac.

Cahors - 05/2013: Ponte Valentré, na cidade de Cahors - ponto de base da nossa viagem.

Vale do Lot - 05/2013: Paisagem da beira do rio Lot. Parreiras a perder de vista.

Vale do Lot - 05/2013: Plantação do Château Caminade e encosta calcarea do rio Lot.

Vale do  Lot - 05/2013: Morro da outra margem do rio Lot. As videiras são plantadas nas margens baixas do rio que recolhem mais agua.

Vale do  Lot - 05/2013: Mais plantações no meio do caminho.

Belaye - 05/2013: Vista do alto da cidade, região muito bonita e agradavel. Percebe-se que cada pedaço de terra é aproveitado ...

Château Pineraie - 05/2013:  Barris estocando o vinho da proxima safra e arvore genealogica em volta da parreira.

Mauroux - 05/2013: Igrejinha da cidade, achei que era a igreja medieval que eu estava procurando, mas me enganei ...

Igreja de Saint-Pierre em Martignac - 05/2013: Igreja construida entre séculos XII e XV. Seu patrimônio são as pinturas medievais de origem que decoram as paredes dessa simples capela.

Igreja de Saint-Pierre em Martignac - 05/2013: Centro da Igreja, com Deus na cupula, cercado abaixo pelas sete virtudes (sete figuras feminas que são até mencionadas na divina Comédia - saida do purgatorio e entrada ao paraiso).

Igreja de Saint-Pierre em Martignac - 05/2013: Representação dos 7 pecados capitais se preparando para entrar no inferno.

Igreja de Saint-Pierre em Martignac - 05/2013: São Pedro na porta do céu com sua chave. 

Igreja de Saint-Pierre em Martignac - 05/2013: Coroação de Maria na Jerusalém celeste.

Vale do Lot - 05/2013: Mais uma vinha.

Depois de visitar o vale do Lot, voltamos para Cahors onde visitamos a cidade.

A cidade viveu e vive de seu vinho, da sua gastronomia (fois gras e trufas) e da religião (passagem de um dos caminhos de São Thiago de Compostela).
Seus grandes pontos turisticos são a Catedral Santo Etienne e a ponte Valentré.

Cahors - 05/2013: Catedral Santo Etienne.

Cahors - 05/2013: Interior da Catedral. Contraste bonito entre os vitrais que deixam passar pouca luminosidade e a imagem de Maria iluminada pelas velas.

Cahors - 05/2013: Ruazinha da cidade de casa antiga.

Cahors - 05/2013: O Lot passando pela cidade. Cahors é uma quase-ilha e seu nome deriva do nome celta "Divona Cadurcorum". Divorna era uma dinvidade da agua e o nome da cidade lhe foi atribuido por causa de uma fonte famosa no lugar.

Cahors - 05/2013: A ponte de Valentré, construida entre 1308 e 1378. Eh uma das pontes medievais mais bonitas  e rara, por ser também uma fortificação.

Nenhum comentário: