30 de agosto de 2014

Islândia: Skaftafell e Fjaðrárgljúfur

Inicialmente uma fazenda e um parque, Skaftafell foi incluído em 2008 ao parque nacional de Vatnajokull, que engloba quase 15% do território islandês.

Skaftafell tem lindas paisagens, inóspitas, mas mesmo assim interessantes.

Tive a impressão que no parque tinha mais vida: arbustos, pássaros, flores (congeladas). Depois lendo, dizem que o clima em Skaftafell é mais clemente que no resto do sul do país. Parece que o paredão de vulcões segura o vento e cria um microclima.

O contraste entre arbustos querendo sobreviver à falta de sol e de calor e entre as línguas azuis e frias das geleiras surpreende. Skaftafell é um oásis no meio de um deserto de gelo.

Já muitos tipos de paisagens que são equivalentes de um país a outro. Porém, as paisagens islandesas são únicas, não consigo comparalá-las com nada que já tenho visto.


Tento achar a explicação para essa unicidade islândesa. Talvez a sensação de vazio, os vastos espaços inabitatos que te transformaram numa cinza de vulcão naquele ambiente pitoresco.

Antes de chegar no parque, passamos por Fjaðrárgljúfur, nome impronunciável.
Esse lugar é um canyon esculpido pelas águas de geleiras no fim da era glacial. É um lugar magnífico, acho que o mais bonito que já vi na vida !

Me senti na cena do Senhor dos Anéis, quando Sam e Frodo navegam pelo rio Anduin e passam pelas estátuas dos reis. Maravilhoso. 

Sul da Islândia - 05/14: A caminho de Fjaðrárgljúfur e "floresta" de musgos.

Fjaðrárgljúfur - 05/14: Canyon e rio vistos de cima da montanha. A profundidade do canyon é de 100m. Antigamente o volume do rio era mais importante e ocupava toda a altura.

Fjaðrárgljúfur - 05/14: Canyon visto da altura do rio.

Fjaðrárgljúfur - 05/14: O majestuoso Fjaðrárgljúfur!

Um pouco mais de paisagens islândesas …

Sul da Islândia - 05/14: Como é possivel assimilar tantas informações em 5s? 

Sul da Islândia - 05/14: Casinhas e montanha, cenas tipicas da islândia ... 

Sul da Islândia - 05/14: Mais uma cena bucolica, dessas que você se pergunta porque passa 10h do seu dia dentro de uma sala fechada.

 Sul da Islândia - 05/14: Acho que ficamos uma meia hora parados olhando esse monte. Ele surge do meio do nada ...

Sul da Islândia - 05/14: ... do meio do nada mesmo. Terra preta dos dois lados e o monte majestuoso entre ela.

Sul da Islândia - 05/14: Quase na entrada de Skaftafell ja dava para admirar uma lingua de geleira do parque Vatnajokull. 

Skaftafell - 05/14:  Trilha pelo parque e admirando uma das poucas espécimes de arvores.

Skaftafell - 05/14: Uma das inumeras cascatas que cruzamos no passeio no parque.

Skaftafell - 05/14: Vista do parque de um ponto mais alto. A mancha escura ao fundo é a cascata Svartifoss (cascata negra). Detalhe, em maio a vegetação ainda tem aspecto invernal ... pouco verde em perspectiva.

Skaftafell - 05/14: Svartifoss!! A magnifica queda d'agua do parque. 

Skaftafell - 05/14: Detalhe para as paredes de formação basaltica. Blocos octagonais caem frequentemente, transformando esse cenario de geométrico, quase um Lego ...

Skaftafell - 05/14: No mirante, vista da lingua de geleira (Skeidararjokull). Contraste de paisagens.

Skaftafell - 05/14

Skaftafell - 05/14: Vontade de voltar para la ...

Nenhum comentário: