6 de setembro de 2014

Castelo de Vaux le Vicomte

A inveja de Luís XIV por Vaux le Vicomte foi o que levou à construção do castelo de Versalhes.

Vaux le Vicomte era propriedade de Nicolas Fouquet, superintendente de finanças de Colbert. Em 1661 Fouquet decide construir um castelo e jardins que eram esplêndidos para a época, o que levantou a inveja de uns e outros …

Vaux le Vicomte - 06/2014: Entrada do castelo Vaux le Vicomte.

Nicolas teve tempo de organizar uma festa maravilhosa, com direito a espetáculo, fogos e a presença do rei para celebrar o fim das obras.
Dias depois Fouquet foi condenado à morte por Luís XIV por causa de desvio de dinheiro. Diz a lenda que Fouquet é o famoso homem da máscara de ferro …

Vaux le Vicomte - 06/2014: Homem da mascara de ferro.

Luís XIV tomou posse de Vaux le Vicomte e pegou tudo o que tinha lá dentro : tapaçarias, pinturas, objetos de arte e até laranjeiras do jardim !

O domínio de Vaux le Vicomte foi construído em tempo recorde (5 anos) pelo arquiteto Louis le Vau, pelo pintor Charles le Brun e pelo paisagista Andre Le Notre. Eles até desviaram um rio para fazer o jardim.


Eu adorei a visita em Vaux le Vicomte. Há muita história por trás desse castelo e os jardins projetados por Le Notre são geniais, cada perspectiva foi pensada nos mínimos detalhes para valorizar a propriedade.

Vaux le Vicomte - 06/2014: A visita começa pelo primeiro andar do castelo, onde ficam a maioria dos quartos. O quero mais bonito é o Nicolas Fouquet. Ele também é o mais carregado em cores (vermelho), pinturas e tapeçaria. Me sentiria sufocada se tivesse que dormir nesse quarto ...

Vaux le Vicomte - 06/2014: Quadro encenando o jugalmento de Fouquet. As perspectivas ainda não estavam bem trabalhadas. 

Vaux le Vicomte - 06/2014: Salão de La Fontaine. O escritor era convidado de honra do castelo e tinha até um quarto e escritorio para ele.  

Vaux le Vicomte - 06/2014: Quarto da mulher de Fouquet. 

Vaux le Vicomte - 06/2014: Salão das tapeçarias. 

Vaux le Vicomte - 06/2014: Salão das musas - recoberto de tapeçarias azuladas, teto dourado e mobilia vermelho. Muita riqueza. 

Vaux le Vicomte - 06/2014: Teto do salão das musas e lustre. 

 Vaux le Vicomte - 06/2014:  Sala de jogos. Paredes totalmente decoradas e trabalhas com pinturas e folhas de ouro.

Vaux le Vicomte - 06/2014: Salão de Hércules. 

Vaux le Vicomte - 06/2014: Teto do grande salão. 

 Vaux le Vicomte - 06/2014: Biblioteca do castelo.

Vaux le Vicomte - 06/2014: Quarto do rei.

Vaux le Vicomte - 06/2014: Acredito que seja a privada do rei. 

Vaux le Vicomte - 06/2014: Banheira do rei. 

Vaux le Vicomte - 06/2014: Sala de jantar. Parece que foi uma das primeiras salas a serem projetadas para fazer as refeições. Até o século XVII não existia um aposento destinado às refeições. Mesas eram instaladas nas ante-câmaras.

Vaux le Vicomte - 06/2014: Cozinha. 

Vaux le Vicomte - 06/2014: Jardins de le Notre, os que inspiraram o termo "jardim à francesa", pois eles são geométricamente desenhados e projetados. 

 Vaux le Vicomte - 06/2014: Espelho d'agua de Le Notre. O paisagista e jardineiro Le Notre criou todo um conceito de perspectivas nos jardins de Vaux le Vicomte. Ele trabalhou com jogos de otica para propociar diferentes vistas do castelo em função de onde a pessoa se encontra. Desse ângulo os jardins não parecem enorme e o castelo fica perfeitamente encondrado.

Vaux le Vicomte - 06/2014: Outra perspectiva do castelo. 

Vaux le Vicomte - 06/2014: Belo castelo de Vaux le Vicomte - um lugar a ser visitado!


Nenhum comentário: