24 de agosto de 2013

Paris: Ïle aux cygnes e ponte de Bir-Hakeim

Em julho, a região parisiense passou por uma onda de calor que nos fez um bem imenso. Raios de sol quentinhos para nos fazer transpirar não faltavam. Foi muito agradável passear pelas ruas da cidade luz, iluminada pelo astro sol.

Mais agradável ainda explorar novos lugares da cidade. Em um dos meus passeios, acabei conhecendo a Ilha de cisnes (Île aux cignes), um pedacinho de parque perdido no meio do rio Sena, entre duas pontes.

A ilha artificial, que é na verdade um dique, foi criada em 1827. Hoje ela está entre as pontes Bir-Hakeim e Grenelle. Ela abriga 322 árvores de 61 espécies diferentes.
De cada lado da ilha há bancos para descansar e observar a paisagem sob a sombra de várias árvores.

Paris - 07/2013: Arvores da beira da Ile aux Cygnes.

Paris - 07/2013: Vista da Torre Eiffel e do Sena.

Paris - 07/2013: Ile aux cygnes passando embaixo da ponte. Da para perceber que o dique é bem fininho. Tem por volta de 11 metros de largura.

Ela é acessível pelos metrôs Passy e Bir-Hakeim, a ponte que dá acesso é uma visita por si só (criada para a exposição universal de 1878).

Fonte: Google Maps.

Nela pedestres, carros e metrô circulam em níveis diferentes. A arquitetura da ponte é imponente com as inúmeras colunas paralelas e a vista da torre Eiffel, como sempre, muito bonita.

Paris - 07/2013: Ponte de Bir-Hakeim vista dos pedestres. Dos lados passam carros e em cima o trem do metrô.

Paris - 07/2013: Torre Eiffel vista da ponte Bir-Hakeim e lustre da belle époque.


Paris - 07/2013: Monumento à batalha de Bir-Hakeim, construido na ponte.

Paris - 07/2013: Cavaleiro galopante desafiando a torre (talvez ele seja um Dom Quixote e pensa que a torre é um gigante ...).

Paris - 07/2013: Mais ponte, vista da lateral.

Paris - 07/2013: Por fim, ponte com o metrô, para não perder a poesia da paisagem!!

Nenhum comentário: