3 de agosto de 2013

Tour de France

Na França, as férias de verão duram dois meses. De julho à agosto, o ritmo de vida fica mais sossegado no transporte, trabalho, nas ruas. Os cursos param, as aulas de esporte também, a maioria dos amigos viajam, as lojas fecham, os restaurantes não abrem e as coisas no trabalho ficam mais tranquilas.

Além da desacelerada do ritmo de vida, um dos eventos característicos do verão é o Tour de France (O percurso da França). O Tour de France é um evento esportivo no qual ciclistas do mundo inteiro percorrem cerca de 3000Km de percursos (etapas) na França (e países vizinhos em algumas edições).

O primeiro Tour aconteceu em 1903 sob a iniciativa de um jornal esportivo. Desde então ele seduziu o povo francês e permitiu que as pessoas vissem que existem outros lugares na França que Paris.


Até há alguns anos o Tour de France era uma mania nacional, mas os últimos escândalos relacionados à dopagem fizeram o evento perder o prestígio de outrora. Ás vezes é difícil acreditar que uma pessoa consiga atingir velocidades importantes em montanhas e aguentar mais de 300km de terrenos íngrimes.

A tecnologia molecular evoluiu bastante nas últimas décadas e dos simples complementos nutricionais, os participantes passaram à usar moléculas mais elaboradas e indetectáveis nos testes de contrôle de dopagem. Alguns ciclistas até fizeram transfusões sangüíneas durante o percurso para melhorar a oxigenação do sangue !

Será que hoje, na era da tecnologia e de todos os avanços químicos e biológicos, não deveríamos aceitar mais esse tipo de ajuda ao corpo para tentar  atingir limites cada vez mais audaciosos ? Será que o esporte não deveria ser revisto para determinar o objetivo dele : testar o corpo humano da maneira natural que ele é, sem ajuda da tecnologia ?

Todos os anos discutimos muito sobre o Tour de France e de todas as proezas (absurdas !?) dos ciclistas. Porém o objetivo desse post não é discutir esse assunto de dopagem, mas de indicar que esse ano foi o centésimo Tour de France e mostrar algumas fotos tiradas em Versailles.

A última etapa do Tour passou esse ano por Versailles e pelo parque do castelo. Já tinha tentado ver a chegada de um Tour em Paris, mas foi uma experiência super frustada. Não vi nenhum ciclista e fiquei horas esperando por eles.


Esse ano foi diferente. Em Versailles foi tudo mais calmo e até consegui tirar umas fotos !

Versailles - 07/2013: Carros com bicicletas de troca.

 Versailles - 07/2013: Caravana de propaganda que passa antes dos ciclistas. E através da propaganda das caravanas que eles arrecadam dinheiro para financiar o Tour.


Versailles - 07/2013: Os ciclistas. No centro da foto esta o melhor escalador do Tour (o que sobe rampas mais rapido) de blusa branca com bolas vermelhas. E ao seu lado o vencedor do Tour 2013, que esta de camisa amarela.

  Versailles - 07/2013: Mais ciclistas!

Versailles - 07/2013: Depois que os ciclistas passam (coisa de segundos), vêm os ultimos carros com as bicicletas de troca.

Nenhum comentário: